Na semana passada, quase que a aliança PT-PMDB no estado foi pro beleléu. O governador Jaques Wagner (PT), durante a visita do presidente Lula à Bahia, resolveu afirmar, através de um assessor, que o prefeito João Henrique (PMDB) seria tratado, a partir da semana passada, como um prefeito de oposição. A atitude de Wagner foi tomada após a participação do peemedebista de um evento que contou com a participação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que é do DEM, maior adversário do petista. O prefeito foi além e disse que iria trabalhar pela aliança do seu partido com os Democratas em 2010. A celeuma estava formada.
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
Política Local: PMDB e PT mantém a alianças mesmo com rusgas
Postado por
Manuca Ferreira
às
02:24
0
comentários
sábado, 20 de dezembro de 2008
Política Livre: João Henrique defende sua postura e culpa PT e Wagner por tensão
Agora vocês lêem um texto que eu fiz sobre a entrevista concedida pelo prefeito João Henrique (PMDB) em que ele fala, entre outras coisas, sobre a tensão dele com o governador Jaques Wagner (PT).
Na TV Bahia, João Henrique nega rompimento, mas culpa PT e governador por tensionamento nas relações
Por Thiago Ferreira
Em entrevista agora há pouco ao Bahia Meio Dia (TV Bahia), o prefeito João Henrique (PMDB) falou, entre outros assuntos, sobre a conclusão das obras do metrô, que lhe renderam um puxão de orelha público do presidente Lula, e as relações entre PT e PMDB no estado. O peemedebista negou ter se sentido incomodado com as cobranças do presidente e declarou que, na verdade, Lula teria externado um incômodo que também é dele em relação ao Tribunal de Contas da União (TCU). No entanto, ele reiterou a sua disposição de concluir as obras do metrô até junho ou julho do próximo ano, pois faltam, segundo ele, apenas 3% para que sejam concluídas. Leia a íntegra aqui.
Entrevista: João Henrique diz que sua postura não poderia ser outra
O prefeito João Henrique disse ainda que a sua postura em relação ao governo do estado não poderia ser outra, já que a bancada do PT na Câmara de Vereadores decidiu lhe fazer oposição, e se referiu à possibilidade de o PMDB na Assembléia fazer oposição ao governo estadual. “Seis vereadores do PT se reuniram, a bancada, e decidiram me fazer oposição. Como eles querem que os nove deputados do meu partido na Assembléia apóiem o governo do estado? Mas este é o meu entendimento, o meu partido pode ter outro”. Perguntado se o quadro revelava a antecipação da disputa estadual de 2010, o prefeito respondeu dizendo que as mudanças se deram por causa das eleições deste ano. Leia a íntegra aqui.
Postado por
Manuca Ferreira
às
17:49
0
comentários
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Política Livre: Para Jonas Paulo, quem conversa com DEM não aposta em mudança
O presidente do PT baiano, Jonas Paulo, defendeu hoje a aliança de seu partido com o PMDB, mas criticou a defesa feita ontem pelo prefeito João Henrique de aproximação com o DEM. “O PMDB é um partido que está conosco trabalhando no plano nacional e no plano estadual. É um partido importante na consolidação e na estabilidade do processo de mudança que estamos construindo no Brasil. (...) Acredito que hoje quem quiser falar com o DEM - e o grande derrotado das eleições de 2008 foi o DEM, o responsável pelo retrocesso deste país - certamente não está apostando na linha da mudança. Leia a íntegra aqui.
Postado por
Manuca Ferreira
às
19:24
0
comentários
Política Livre: Lídice diz que indicou Gaudenzi para a presidência da Codeba
Postado por
Manuca Ferreira
às
18:55
0
comentários
Política Livre: Entrevista com a vereadora Vânia Galvão
Trechos da entrevista com a presidente do PT de Salvador, vereadora Vânia Galvão, feita durante o Seminário organizado pelo PT, pelo PSB e pelo PCdoB para discutir a crise financeira internacional, publicada no Política Livre.
Por Thiago Ferreira
A presidente do PT de Salvador, vereadora Vânia Galvão, criticou na manhã de hoje, em evento organizado pelo partido com o PCdoB e o PSB para discutir a crise internacional, a defesa que o prefeito João Henrique (PMDB) fez ontem de aproximação com o democratas em 2010.
“Quero crer que não seja uma posição do PMDB, mas do prefeito João Henrique, que não consegue, infelizmente, ter uma posição republicana e manter uma coisa que não é possível na política, que é governar com muita mágoa. Leia a íntegra aqui.
Presidente do PT diz que sucessão na Câmara Municipal continua em aberto
A vereadora Vânia Galvão, presidente municipal do PT, disse hoje que seu partido ainda não tem uma posição fechada sobre a sucessão na presidência da Câmara Municipal. “Nós estamos discutindo. Sidelvan é uma das pessoas que estão sendo conversadas, mas conversamos com outras pessoas também. Leia a íntegra aqui.
Postado por
Manuca Ferreira
às
18:42
0
comentários
Política Livre: Jonas Paulo e Lídice defendem aliança de PT, PSB e PCdoB para 2010
Mais um trecho de um texto publicado no Política Livre:
Postado por
Manuca Ferreira
às
18:34
0
comentários
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Política Livre: Disputa na UPB
Leia abaixo trechos da cobertura que eu fiz de um evento hoje na UPB. A íntegra das entrevistas com o prefeito Luis Caetano de Camaçari, Roberto Maia de Bom Jesus da Lapa e com o secretário estadual de Relações Institucionais vocês lêem em www.politicalivre.com.br
EXCLUSIVO: Luis Caetano aproveita evento na UPB para fazer campanha
Por Thiago Ferreira
O prefeito de Camaçari, Luis Caetano (PT), aproveitou o evento de inauguração de ampliação da sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), hoje pela manhã, para dar maior visibilidade ao seu nome na disputa pela presidência da entidade. O petista colocou faixas tanto no local do evento quanto na Avenida Paralela saudando os prefeitos e defendendo a luta municipalista. Leia a íntegra aqui.
UPB: Roberto Maia diz que ainda não há consenso no PMDB para disputa
Em entrevista ao Política Livre, o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia (PMDB), defendeu o direito de seu partido fazer o sucessor do atual presidente da UPB, Orlando Santiago, e disse que ainda não há um consenso no partido em torno de um nome, que pode inclusive ser o seu. Leia a íntegra aqui.
UPB: Rui Costa diz que governo não se “intrometerá” em disputa
O secretário estadual de Relações Institucionais, Rui Costa, reafirmou no evento de hoje pela manhã na UPB a disposição do governo de não se intrometer na disputa pela presidência da entidade. Leia a íntegra aqui.
Postado por
Manuca Ferreira
às
15:51
0
comentários
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Política Local: Prefeito anuncia reforma na estrutura da prefeitura
O prefeito João Henrique (PMDB) anunciou na tarde de ontem a reforma que irá implementar na estrutura da administração municipal. Das atuais 17 secretarias, o peemedebista contará com apenas 11 durante a sua segunda gestão. Além disto, foram reduzidas de nove para cinco o número de empresas de segundo escalão ligadas ao município. As medidas foram anunciadas pelo próprio prefeito como forma de reduzir gastos.
Veja o que muda na reforma administrativa da Prefeitura"
EXCLUSIVO: Cláudio Tinoco pode ser superintendente de Segurança da Prefeitura"
Postado por
Manuca Ferreira
às
14:36
0
comentários
Política Internacional: Obama gera expectativas à esquerda, mas aponta pro centro
O presidente eleito dos Estados Unidos Barack Obama, apesar de toda a expectativa de setores mais à esquerda do Partido Democrata, em suas primeiras indicações para o seu futuro governo, tem apontado para o que muitos analistas já tinham como certo: caminha para o centro e não para a esquerda. As primeiras indicações do presidente seja em relação à política externa com Hillary Clinton para secretaria de Estado - o que equivale ao nosso Ministério de Relações Exteriores - quanto aos indicados para a política econômica - a maioria já havia participado da administração de Bill Clinton - trataram de dirimir qualquer dúvida neste sentido.
Postado por
Manuca Ferreira
às
00:23
0
comentários
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Política Livre: Oposicionistas responsabilizam governo por greve de policiais. Petista defende
Mais uma idéia para dar uma movimentada aqui: vou republicar trechos dos meus textos, originariamente, publicados no site onde eu estagio: www.politicalivre.com.br
Hoje, o texto é sobre uma discussão entre governo e oposição ocasionada pela greve da Polícia Civil, deflagrada ontem.
Por Thiago Emanoel
Os deputados oposicionistas responsabilizaram agora à tarde o governo pela greve deflagrada pela Polícia Civil na tarde de ontem. De acordo com o deputado Eliedson Ferreira (DEM), “o que está havendo é a falta de cumprimento de uma promessa. Aliás, o que está sendo a máxima deste governo, que faz as promessas, mas não cumpre”. “A responsabilidade desta greve é do excelentíssimo senhor governador do estado da Bahia”, afirmou o líder do DEM, Heraldo Rocha.
(...)
Coube ao líder do PT na Assembléia, deputado Paulo Rangel, fazer a defesa do governo, dizendo que a situação da segurança pública é decorrente das administrações anteriores. “Volto a afirmar que a oposição nesta Casa é uma oposição sem memória. A Bahia foi colocada em uma posição alarmante na educação, na segurança pública, na saúde. A situação que antes se configurava e que hoje se coloca como oposição ao governo Jaques Wagner acha que em dois anos poderíamos resolver toda esta situação”, disse Rangel.
A íntegra você lê aqui: Política Livre: Oposicionistas responsabilizam governo por greve de policiais. Petista defende
Postado por
Manuca Ferreira
às
19:49
0
comentários
Política Nacional: Lulismo e Oposição. Cada um com sua razão.
A crise econômica tem produzido reações iradas das duas principais forças em ação atualmente na política nacional: o lulismo e a oposição. O lulismo mostrou os seus argumentos tanto nas falas recorrentes do presidente e dos seus ministros rejeitando o que ele chama de "clima de pessimismo" quanto na nota oficial do PT responsabilizando o neoliberalismo e os partidos que aqui defenderam esta visão econômica - DEM e PSDB - pela atual crise econômica.
Postado por
Manuca Ferreira
às
15:32
0
comentários