quarta-feira, 10 de março de 2010

Gaspari retira direito de A Tribuna publicar sua coluna

Acabei de ver no site do Comunique-se a informação que reproduzo abaixo sobre a reação de Gaspari em suspender a publicação de sua coluna no jornal A Tribuna do Espírito Santo.

“O jornal A Tribuna perdeu o direito de publicar a coluna de Elio Gaspari por ter deixado de veicular o texto do jornalista no último domingo (07/03). Gaspari afirmou ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Espírito Santo (Sindijornalistas/ES) que ficou sabendo do caso após ler a notícia na Folha Online, e logo em seguida procurou a Agência O Globo, que comercializa a coluna, para fazer a confirmação.

Gaspari disse que os motivos que levaram A Tribuna a não publicar a coluna “parecem óbvios". O texto “As masmorras de Hartung aparecerão na ONU” tratava do sistema prisional do Espírito Santo, com duras críticas ao governador do estado, Paulo Hartung (PMDB-ES). O jornal alega que uma falha técnica impediu a publicação.

O gerente da Agência O Globo, Ricardo Mello, confirmou que a empresa não distribuirá mais a coluna para o jornal. Mello informou que em casos como este, a Agência tem o direito de cancelar o conteúdo a veículos que deixem de publicar seus materiais.

O Sindijornalistas/ES divulgou uma nota em que repudia o ato do veículo. “Fica cada vez mais explícita a falta de democracia na mídia capixaba. A censura é uma constante em todas as redações. As empresas praticam a liberdade de empresa e não de imprensa”, afirmou Suzana Tatagiba, presidente da entidade. O texto também diz que A Tribuna deixa de veicular matérias sobre a convocação do governo de Hartung para prestar esclarecimentos à ONU a respeito do tratamento dado a presos no estado, temas tratados na coluna de Gaspari.

A Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom) do governo do Espírito Santo informou que não teve nenhum tipo de participação para que o jornal deixasse de publicar o texto.

Até o fechamento dessa matéria, a redação não conseguiu contato com a direção do jornal A Tribuna”.

Nenhum comentário: