quinta-feira, 12 de julho de 2007

Popó é secretário!


Seguindo os exemplos dos seus companheiros dos governos federal e estadual, Lula e Jaques Wagner, o prefeito da cidade de Salvador, João Henrique, resolveu colocar a frente de uma pasta da sua administração, uma celebridade da cidade. No caso do prefeito, foi o pugilista, ou ex-pugilista, esta é uma condição que muda toda hora, Acelino "Popó" Freitas, que foi empossado secretário municipal de esportes, lazer e entretenimento na terça-feira.
O que mais espanta nesta indicação não é nem o fato de Popó ter sido indicado secretário, afinal de contas, ele tem feito um trabalho muito bom de promoção do boxe baiano e apoio às comunidades carentes, mas o fato do prefeito ter dito à imprensa que vai sentar com Popó para ouvir as idéias que ele tem sobre o que fazer na secretaria. É de espantar um gestor público com mais da metade do mandato não dar uma declaração sequer do que ele, prefeito da cidade, tem a oferecer para o município nestas áreas: esporte, lazer e entretenimento, atribuindo logo esta responsabilidade para o secretário que está chegando.
Não parece ter sido aumentado nestes dois anos e meio de mandato do prefeito João Henrique a oferta nem de esporte nem de lazer e muito menos entretenimento para nenhuma classe social da cidade de Salvador. O que se vê é uma política pública centrada na reforma de quadras e nenhuma atenção com a atividade esportiva e os acessos ao lazer e entretenimento da sociedade soteropolitana. A única exceção foi a criação da tal ciclovia da orla compreendida entre o Jardim de Alá e a praia de Jaguaribe, mas, em compensação, há parques públicos, como o de São Bartolomeu, largados às moscas.
Popó é o quarto secretário a assumir uma secretaria que possui, junto com a Secretaria de Reparação, o menor orçamento da administração municipal, e, além disso, não tem projeto algum. Pelo menos nenhum que tenha atingido de forma satisfatória a população.

Nenhum comentário: