sábado, 10 de novembro de 2007

PED 2007 - Eleições do PT

Hoje, dia 10 de novembro, aconteceu, em Salvador, o quinto debate dos candidatos à presidência nacional do Partido dos Trabalhadores. O primeiro turno está marcado para o dia 2 de dezembro e o segundo turno será realizado no dia 16 do mesmo mês. Dos sete candidatos, apenas o candidato da chapa "Construindo um Novo Brasil", formada por membros do ex-Campo Majoritário, o deputado federal Ricardo Berzoini não compareceu ao debate de Salvador. Dos sete candidatos, quatro têm mais chances de chegarem ao segundo turno. São eles Ricardo Berzoini, Jilmar Tatto, José Eduardo Cardozo e Valter Pomar.
Naturalmente, as chapas defendem propostas distintas para os próximos anos do PT, mas dois pontos que as unem são as críticas ao candidato Berzoini e a necessidade do PT ter maior independência na relação com o governo Lula. Tirando estes dois consensos, uma diferença parece ser crucial. Enquanto as chapas "Mensagem ao Partido", "A Esperança é Vermelha", "Partido é Pra Lutar" e
"Militância Socialista" acreditam na defesa do governo Lula, as chapas "Programa Operário e Socialista" e "Terra, Trabalho e Soberania" defendem ser necessária a criação de um governo do PT, não sendo o governo Lula, um governo que simbolize as idéias do partido.
O deputado federal José Eduardo Cardozo, candidato da chapa "Mensagem ao Partido" falou dos diversos apoios que a sua chapa vem recebendo como os dos intelectuais Paul Singer, Marilena Chauí, Maria Vitória Benevides, Maria da Conceição Tavares, dos governadores Jaques Wagner, Ana Júlia Carepa e Marcelo Déda. Além de outras lideranças do partido e do governo como Olívio Dutra, ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, ministro da Justiça, Fernando Haddad, ministro da Educação, entre outros. Cardozo afirmou que sua chapa não é fruto de nenhuma tendência específica do partido e que, se for eleito, fortalecerá o partido e a democracia interna do mesmo, não permitindo que o PT fique a mercê da decisão de uma minoria.
Para ele, a mentalidade que existe no PT de que quem não pensa igual deve ser colocado para fora do partido deve acabar. Cardozo defende ainda a construção de um Código de Ética para o PT. Além do apoio de Wagner, na Bahia, o deputado federal de São Paulo tem o apoio do deputado federal Walter Pinheiro, que, inclusive, integra a chapa nacional.
O atual secretário de relações internacionais do PT, Valter Pomar, candidato da chapa "A Esperança é Vermelha" afirmou que sua chapa tem dois objetivos principais: acabar com a crise do partido que ainda continua e construir uma candidatura petista para 2010. Além disto, Pomar disse ser fundamental que o PT ganhe as eleições de 2008, se reaproxime das forças populares e de esquerda partidárias e dos movimentos sociais e que o partido defenda uma candidatura petista em 2010. Pomar disse que o Partido dos Trabalhadores precisa de dirigentes que digam aos petistas que ocupam cargos públicos que eles estão errados quando assim estiverem. Pomar tem o apoio, na Bahia, dos deputados federais Nelson Pelegrino e Guilherme Menezes.
Pomar aproveitou para criticar as entrevistas do governador Jaques Wagner ao jornal O Estado de São Paulo, na qual Wagner afirmou que o bom momento econômico vivido pelo Brasil começou há 13 anos atrás com a implantação do Plano Real e a do senador Tião Viana que afirmou, em entrevista à revista Isto É, que o PT e o PSDB são partidos irmãos. As críticas a Wagner foram respondidas por Cardozo que, em agradecimento ao apoio recebido por Wagner, disse que o PT não pode desmerecer a importante trajetória do governador da Bahia.
Outro candidato com grandes possibilidades de chegar ao segundo turno, o deputado federal Jilmar Tatto, disse que o PT precisa ser independente em relação ao governo, construindo uma relação institucional com o governo Lula. Segundo ele, o que se tem hoje, é uma relação entre pessoas e não, entre o partido e o governo. Para ele, a militância do partido deve continuar se mobilizando, pois foi ela que salvou o partido na crise de 2005.
Há informações de bastidores que dizem que os eleitores de Tatto não votariam em José Eduardo Cardozo, em um provável segundo turno contra Berzoini e vice-versa. Esta desavença pode favorecer Valter Pomar, pois ele pode ser visto como candidato capaz de articular em torno de si as outras candidaturas e derrotar Ricardo Berzoini. Talvez prevendo esta predisposição, Tatto falou, em Salvador, sobre a necessidade da união de todas as chapas contra a "Construindo um Novo Brasil".
O que ficou mais ou menos claro no debate de hoje em Salvador é que, independente de quem vença, se um dos seis candidatos que estiveram na capital baiana ganhar, o PT caminhará para ter um candidato próprio em 2010. E os nomes mais fortes, neste momento, parecem ser o de Marta Suplicy, defendida pelos membros da "Partido é Pra Lutar", Dilma Roussef e Patrus Ananias, ministros e nomes que poderão ser defendidos por Lula e pela "Construindo um Novo Brasil", além dos nomes de Jaques Wagner que com a defesa manifestada em relação à "Mensagem ao Partido" poderá ter o apoio dos membros desta chapa e Tarso Genro, um dos maiores expoentes da "Mensagem". 2010 ainda está longe, mas as eleições do PT neste ano representarão um passo importantíssimo para a sucessão de Lula.

Nenhum comentário: