sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Eleições nos Estados Unidos

O que falar de novo em um assunto amplamente coberto e discutido por todos os meios de comunicação? Acho que não tem um dia em que não nos deparamos com as eleições americanas nos telejornais e nos principais impressos do país. Já que é atual e é política, não poderia me furtar de fazer algumas considerações sobre a disputa pela presidência do mundo.
A primeira é sobre Barack Obama. Para quem gosta e até para quem não gosta de política, o senador por Illinois parece ser um daqueles personagens que, de tempos em tempos, aparecem enchendo as pessoas de esperança, sendo o seu discurso concreto ou não. Ele tem conseguido movimentar os jovens e avança agora sobre o eleitorado de Hillary. Para o Brasil, a senadora por Nova York tem se mostrado mais preocupada, já falou sobre a necessidade de ter a América Latina como parceira e para que a região se "preocupe com a atual ameaça populista", Obama não. Se é apenas estratégia para conquistar o voto latino? Pode ser.

Não acho, no entanto, que os democratas cheguem ao ponto em que o apoio do pré-candidato derrotado ao vencedor fique inviável. A disputa vai ser acirrada, mas quando for para valer, eles vão se unir e voltar as armas contra o cada vez mais candidato republicano, John McCain. Eles querem voltar ao poder e sabem que não podem vacilar se querem vencer a disputa com o herói de guerra. Obama, na semana passada, deixou Hillary de lado e atacou McCain, prova de que a disputa democrata é duríssima, mas o adversário é forte e para vencê-lo será necessário esquecer as disputas internas. Vai ser difícil ter uma chapa com Hillary e Obama juntos, mas só na Convenção do partido Democrata para sabermos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Seus comentários são sempre pertinentes, esclarecedores e muito bons. Não sou coruja, sou realista. Como preciso, também, saber um pouco mais de política voltarei mais vezes.