domingo, 25 de maio de 2008

Pinheiro será o candidato petista em Salvador (O PT e as Querelas do Poder )



O Partido dos Trabalhadores (PT), constantemente é acusado, principalmente por setores ligados a uma esquerda mais radical de terem se aliado ao establishment, ao status quo ou qualquer outro sinônimo em língua estrangeira. Após chegar ao governo estadual da Bahia, muitos passaram a olhar o PT com mais atenção para saber qual seria o comportamento do partido do governador e do presidente da república nestas eleições municipais.
E a primeira decisão do partido logo de cara foi desembarcar do governo João Henrique, atitude criticada por todos os lados possíveis e imagináveis e motivo pelo qual o ministro Geddel (PMDB) ter colocado o partido, seção municipal de Salvador, na sua lista negra. No entanto, nada mais anti - status quo do que sair de uma máquina que tinha sido, recentemente, azeitada pelo ministério da Integração Nacional, mas o que alguns analistas políticos não entenderam é que a lógica do PT é diferente. Quem manda no partido é a sua base e foi ela que decidiu sair do governo João Henrique (PMDB), mesmo tendo dado a vitória ao grupo que tinha defendido a repactuação no final do ano passado - leia-se Vânia Galvão e Walter Pinheiro.
O PT, então, decidiu ter um candidato e um problema surgiu, quem seria este candidato? Quatro nomes foram colocados na disputa: secretário estadual Luiz Alberto, deputado estadual J. Carlos e os deputados federais Walter Pinheiro e Nelson Pelegrino. Mais uma vez, a imprensa especializada e os prováveis partidos que se aliarão com o PT - leia-se PSB e PCdoB - começaram a criticar as prévias que ainda eram uma possibilidade. Pressiona daqui, critica de lá, os dois primeiros desistiram e os dois últimos continuaram, mesmo com as tentativas de consenso em torno do nome de Pinheiro. Pelegrino, que afirmava estar movido pela militância, não desistiu e os dois se enfrentaram nas prévias de hoje.
Pelegrino tinha uma certa razão, a militância petista foi quem decidiu, mas por uma diferença de, aproximadamente, 128 votos, Pinheiro será o candidato petista. Uma lição fica desta disputa, inclusive para os outros partidos, nem sempre o mais saudável é a decisão vinda de cima, dos "engravatados". Mesmo que o nome tenha sido o da preferência destes sujeitos, acredito que o nome de Pinheiro sai mais fortalecido deste processo do que se tivesse sido decidido por consenso ou por decreto.

Leia Mais:

Pinheiro vence as prévias e será o candidato do PT em Salvador
Wagner ganha primeiro round em Salvador e elege Pinheiro candidato do PT
Pinheiro vence prévias do PT

Nenhum comentário: