sexta-feira, 24 de julho de 2009

Presidente Lula, respeite a sua biografia

Anteontem, o presidente Lula pediu que o Ministério Público (MP) respeite a biografia dos investigados. Hoje, anunciou que vai fazer a segunda visita ao Maranhão desde que Roseana Sarney (PMDB) foi renomeada governadora. É, por estas e outras, que eu venho pedir: presidente Lula, respeite o senhor a sua biografia! Respeite os mais de 60 milhões de votos que recebeu nas últimas eleições e aqueles que te dão mais de 80% de aprovação.

A governabilidade é uma merda, eu sei. Tem-se que compor no parlamento com gente de todos os tipos, nesta espécie de parlamentarismo às avessas, mas não jogue fora a sua trajetória política por Sarney. Quando o senhor apela para a biografia dele, aí é que a coisa fica feia. Afinal de contas, Sarney foi governo em todos os governos, presidente. E não se engane. O apoio que ele deu ao senhor no caso do mensalão foi porque o senhor tem a caneta. Da mesma maneira, ele já foi da base do Fernando Henrique e de outros.

No entanto, tenho que concordar que o presidente Sarney não é uma pessoa comum e assim não pode ser tratada. Afinal de contas, quantas pessoas têm a possibilidade de fazer do Senado o quintal de casa? Podem empregar neto, nora, namorado da neta e o escambau? Que pessoa poderia ter transformado o Maranhão em um dos estados menos desenvolvidos do país? Só alguém tão anormal quanto Sarney.

Muitos dizem, presidente, que depois do mensalão, o governo do senhor acabou. Não faço parte do time que achava que a bandeira ética era o único pilar do seu governo. Acho, inclusive que, diferentemente, do presidente FHC, o senhor faz um segundo mandato melhor do que o primeiro. Então prove que o senhor merece a popularidade que tem, ouça o seu partido e abandone Sarney. O Brasil, o Maranhão e o Amapá agradeceriam.

Ah, presidente e outros, aproveito para fazer uma listinha de alguns senadores que eu acho que poderiam acompanhar o Sarney. Afinal, o que acrescentam ao Senado os senadores Paulo Duque (PMDB-RJ), Epitácio Cafeteira (PTB-MA), Efraim Moraes (DEM-PB), Renan Calheiros (PMDB-AL), Fernando Collor (PTB-AL), Wellington Salgado (PMDB-MG), Papaléo Paes (PSDB-AP), Gilvam Borges (PMDB-AP) e outros que, com certeza, eu devo estar esquecendo?

Nenhum comentário: