sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

João enterrou o Rio das Pedras

Comecei a falar disto em um post anterior e no twitter e hoje tive a triste constatação de que o prefeito João Henrique (PMDB) enterrou o Rio das Pedras. Não vou falar que ele matou não, porque o rio há muito tinha sido transformado em um grande córrego a céu aberto, mas ele tratou de aniquilar de vez o que tinha sobrado, sob os aplausos da sociedade soteropolitana.

O mais grave na decisão de fazer a praça que começa no Imbuí e termina na Praia dos Artistas, na Boca do Rio, é que a administração municipal desrespeitou o acordo feito com o Ministério Público (MP) e com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) Instituto de Gestão das Águas (Ingá) do governo estadual que havia ordenado que a obra não fosse feita com concreto, mas sim, com um material translúcido removível para facilitar futuras intervenções no rio.

O que eu vi é que além da obra estar sendo feita com concreto, a prefeitura está aterrando o rio, acabando de vez com qualquer possibilidade de intervenção. Agora, me pergunto, sinceramente, se a obra no Imbuí e na Boca do Rio vai correr assim sem fiscalização do IMA Ingá e do MP? A obra vai ser concluída. Isto é óbvio. Mas alguma sanção deveria ser aplicada para que não continuemos vendo acordos serem desrespeitados sem nenhuma consequência.

Nenhum comentário: