sábado, 4 de agosto de 2007

As vaias e Lula

Tudo começou no Maracanã, mas parece que o movimento ali iniciado continuará tendo prosseguimento. Afinal, os protestos receberam o reforço do movimento "Cansei" liderada, oficialmente, pela OAB de São Paulo. Liderança esta que foi criticada pela OAB do Rio de Janeiro que classificou o movimento como golpista e, além deste movimento, Lula foi alvo de uma série de manifestações em algumas capitais do país.
Por mais que existam razões para criticar o governo, os que hoje protestam têm todo o direito de protestarem, mas não deixa de ser engraçado vê-los fazendo estas manifestações. Por quê? Porque eles não sabem protestar e sem contar que usam argumentos, muitas vezes, carregados do preconceito de classe. Leiam a opinião dada ao site G1 pela organizadora do protesto contra Lula no Rio de Janeiro, a empresária Marta Serrat, "A vaia do Maracanã não foi orquestrada. Foi uma manifestação do povo que paga imposto e que está descontente com o Bolsa Família, que incentiva a ociosidade. Não estamos só contra o Lula, mas contra todo o sistema que existe ao redor do governo". Ou seja, o Bolsa-família incentiva a ociosidade. É mesmo Marta? Por mais que existam casos de pessoas que ficam ociosas com a ajuda do governo, a grande maioria não deixa de procurar outras formas de sustento. Haja preconceito arraigado nas mentes destas pessoas.
Por falar em vaias do Maracanã, hoje, Lula recebeu os atletas medalhistas dos últimos jogos pan-americanos. Foi elogiado por alguns deles. "Aquilo foi ridículo. Ele tinha mesmo é de ser aplaudido. O Lula não colocou só um dedo no PAN, ele colocou as duas mãos. Se não fosse ele, esses Jogos não teriam se realizado", disse Franck Caldeira, maratonista ganhador do ouro. "As pessoas que estavam lá não eram esportistas. Lula fez muito pelo esporte. Muitos atletas vieram de projetos sociais do governo. O povo brasileiro ainda não está acostumado com a festa do esporte. Aquelas vaias deveriam ser retribuídas com aplausos", afirmou Rebecca Gusmão, ganhadora de duas medalhas de ouro. Segundo o site G1.

Foi música para o ouvido, o que gosta de escutar aplausos, do presidente.

Atualização em 05/08/07 às 17:13: Pesquisa Datafolha mostrou que nem a crise aérea nem o acidente da TAM alteraram a popularidade do presidente Lula, apesar da culpa ter sido atribuída previamente ao governo e mesmo com as manifestações citadas acima.
Leiam mais em: "Crise aérea não afeta aprovação de Lula, diz Datafolha"
do portal G1.

Nenhum comentário: