sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Parem o metrô de Salvador!

Em um primeiro momento, o título pode causar indignação, afinal de contas, das grandes capitais brasileiras, Salvador é uma das poucas que ainda não tem metrô e este é um dos pleitos mais antigos dos moradores da cidade.
Agora, devem estar perguntando o motivo do título. Se não, deveriam. O metrô de Salvador, para quem não sabe, hoje, caminha para ser mais um elefante branco. Daqueles bem caros e inúteis.
Não é novidade para ninguém que o trecho inicial do metrô já foi reduzido umas quatro vezes, e, agora, por este motivo, as primeiras projeções de tarifa para este transporte público na capital baiana prevê o preço de 15 reais.
É uma tarifa absurda! Simplesmente, sete passagens e meia de ônibus em Salvador. A população carente que poderia ter muitos benefícios foi esquecida do projeto em um primeiro momento, quando houve redução do caminho do metrô e os bairros mais populares ficaram de fora do projeto e, agora serão relegadas a um segundo plano novamente, se este preço exorbitante vier a ser concretizado.
Por favor, parem de construir o metrô! Terminar só para dizer que ele existe não adianta. Este transporte deve ser mais uma alternativa para a população, principalmente, a mais carente se locomover com mais facilidade, rapidez e conforto.
O metrô hoje caminha para ser mais um ponto turístico da cidade ou ainda pode ser uma nova estratégia da prefeitura de Salvador. Preocupado com o tráfego e os engarrafamentos que param a cidade no horário do rush, o prefeito João Henrique pode estar pensando no metrô como uma forma dos ricos soteropolitanos deixarem os seus carros em casa.

Nenhum comentário: