sexta-feira, 14 de setembro de 2007

E não foi que o Renan se safou?

Não é mais novidade o resultado da votação no Senado, Renan foi absolvido, mas nem por isto os ânimos se arrefeceram. Muito pelo contrário. Um grupo partiu logo para o ataque, inconformado com o resultado. Além de serem a favor da punição, são ou passaram a ser contrários ao voto secreto. Passaram a ser, porque como a jornalista Helena Chagas disse em seu blog, muitos senadores como o senador do PSDB dos Amazonas, Arthur Virgílio, há uns anos, foi contra a proposta do senador Tião Viana, do PT do Acre, mudando o sistema de votação de fechado para aberto. Ou seja, é fácil, com resultado desfavorável, sair gritando aos quatro ventos o absurdo que, tempos atrás, permitiu que continuasse a existir.
Na verdade, a necessidade do voto aberto tem que ser melhor discutida com a sociedade. O dever da imprensa e dos políticos deveria ser o de esclarecer o motivo para a existência do voto fechado. Ou ele foi instituído só para que os políticos possam fazer conluios sem que a sociedade fique sabendo? Claro que não, existe um motivo para o voto fechado e um bem plausível é a proteção dos políticos contra proteção de pressões das suas próprias bancadas. O que não dá é para mudar as regras toda vez que o resultado não for favorável. Se for para ser aberto, que seja aberto sempre ou, pelo menos, por
vários anos.
Outra questão muito interessante é responsabilizar apenas o PT pela absolvição de Renan. Claro que o PT tem a sua responsabilidade, os votos de seus 12 senadores são, porém, tão importantes quanto os dos outros 69 senadores. E as contas não fecham considerando apenas os votos dos governistas, ou seja, teve gente dos Democratas e do PSDB votando pela absolvição de Renan.
Mais um ponto a discutir é sobre os motivos para cassar Renan. A primeira representação feita pelo PSOL tinha como razão a suspeita da empreiteira Mendes Júnior ter dado dinheiro que teria sido utilizado pelo senador das Alagoas no pagamento de pensão de sua filha com a jornalista Mônica Velloso. Esta denúncia não ficou comprovada, ou seja, as investigações tinham sim que ser aprofundadas, porque se a Veja estiver errada, esta não terá sido a primeira vez. Há mais duas representações contra Renan no Conselho de Ética e ainda existe a possibilidade de Renan ter mentido aos seus pares sobre a compra de vacas e rendimentos financeiros, se este tiver sido o caso, aí sim, o presidente do Senado terá um motivo bastante robusto para ser cassado.

Nenhum comentário: