quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Wagner Montes e Raimundo Varela

Ainda falta um ano para as próximas eleições municipais, mas um fenômeno percebido pelas pesquisas já começa a chamar a atenção. Na segunda e terceira capitais mais populosas do país, Rio de Janeiro e Salvador, duas pessoas quase sem tradição nenhuma na política lideram as primeiras sondagens realizadas entre os eleitores. As duas figuras são Wagner Montes e Raimundo Varela.
Para quem não conhece as duas figuras, um breve histórico. Wagner foi durante anos, jurado do Sílvio Santos, além disto, tem um programa local no Rio de Janeiro para ajudar pessoas carentes da capital fluminense. A diferença para o seu semelhante baiano é que Wagner Montes é deputado estadual do Rio, enquanto Varela nunca ocupou nenhum cargo político.
Raimundo Varela tem história no radialismo baiano, está na TV Itapoan desde o início e, hoje em dia, tem o programa Balanço Geral. O programa tem o mesmo formato que o de Wagner Montes, ou seja, a ajuda à população necessitada é a tônica do seu espaço na TV.
Esta imagem atribuída a estes dois personagens pode contribuir para o entendimento dos sucessos nestas primeiras pesquisas realizadas. O apelo emocional e populista, há quem diga que é popular, dos seus programas, como defensores dos fracos e oprimidos, acaba agradando uma parte da população que vê nestas figuras, pessoas capazes de transformar as suas realidades. Eles gozam de índices de audiência expressivos, ocupando ora segundo lugar, ora o terceiro nos institutos de medição, o que dão a eles uma visibilidade que muitos candidatos ainda não possuem.
Alia-se a isto, o fato de um suposto cansaço da população com os chamados políticos tradicionais, após uma sucessão de escândalos que parecem não ter fim e pronto, está explicada a receita do sucesso destes comunicadores.
Wagner Montes, muito provavelmente, vai ser candidato pelo PDT, na base mais fiel ao criador deste partido, Leonel Brizola. Raimundo Varela é cortejado por alguns partidos, mas o mais provável no momento é que ele seja candidato pelo PRB, visto que já existem faixas e tudo atrelando Varela ao Partido Republicano Brasileiro. O que eles podem produzir como políticos é uma incógnita, se eles saberão administrar cidades tão grandes, importantes e problemáticas quanto Rio e Salvador é um mistério maior ainda, mas parece que, neste momento, isto pouco importa.





Nenhum comentário: