sábado, 5 de janeiro de 2008

Marina Silva. Uma das 50 pessoas que podem salvar o mundo.

Segundo o jornal The Guardian que divulgou hoje uma lista com o nome de 50 pessoas que podem salvar o mundo, a ministra brasileira do Meio Ambiente, Marina Silva, é uma heroína verde. Para o tradicional jornal britânico, a ministra desempenha papel fundamental no combate ao aquecimento global. Além disto, o periódico da terra da rainha fez referência à história de militância no movimento ambientalista da ministra nos seringais do Acre, ao fato de ter sido a senadora mais nova na história da República brasileira entre outros acontecimentos importantes na sua trajetória.
Na sua passagem pelo ministério, Marina tem importantes marcas a comemorar. Uma destas marcas foi a diminuição do desmatamento e queimadas na Floresta Amazônica. Porém, quem acompanha a passagem da ministra pelo cargo sabe das imensas dificuldades em que ela tem se envolvido para garantir a defesa de um desenvolvimento sustentável, garantindo os recursos naturais brasileiros perante à sanha de muita gente poderosa que quer destruir em prol de um avanço sem preocupações com a situação da natureza. Ou alguém duvida do poder exercido pelos lobbistas das empreiteiras que exigem liberações rápidas de licenças ambientais, dos produtores de soja que queimam para plantar, das empresas internacionais que querem explorar os recursos da floresta Amazônica?
Marina tem uma biografia ímpar na história política brasileira, é uma das poucas ministras do atual governo que estão desde 2003, nunca teve o nome envolvido em escândalos e não parece ser daquelas pessoas que mudam de posicionamento por estarem exercendo um cargo como este de ministra. Mereceu ter o nome incluído nesta lista e merece todas as homenagens pelo trabalho que desempenhou e pelo que ainda faz em defesa do Brasil e do planeta inteiro.

Nenhum comentário: