segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Jonh McCain Calheiros (?)


As eleições americanas começam a lembrar os filmes de faroeste. Os tiros estão vindo de todos os lados e a diferença é que nem sempre os duelos são tão cordiais e cheio de regras quanto os que nós vemos nos filmes típicos do velho oeste americano. Todos estão sendo atingidos. É Hillary que chama Obama de mentiroso. Obama fala que Hillary falta com a verdade e até o ex-herói de guerra Jonh McCain que, além de ter trocado farpas com o ex-presidente cubano, Fidel Castro, ainda se envolveu num escândalo político de pequenas proporções, pelo menos até agora.
O problema na campanha de McCain começou exatamente no momento em que ele estava mirando no candidato democrata, Barack Obama, com a denúncia feita pelo jornal The New York Times, simpático às candidaturas democratas, de que o senador e futuro candidato republicano teve um caso com uma lobista,
Vicki Iseman, fazendo com que seus assessores, na primeira tentativa dele de chegar à Casa Branca, há oito anos, tivessem que intervir para evitar escândalos. Afinal de contas, a lobista defendia interesses de empresários cujo setor de atuação era da alçada do Comitê integrado por McCain no Senado.
McCain negou este relacionamento, afirmou conhecer sim a lobista, mas que ela não exerceu influência alguma em seu mandato. O problema é que um dos empresários citados pela reportagem desmentiu o senador dizendo que viu constantemente a lobista nos mesmos espaços que McCain. Não confirmou, porém, o relacionamento.
O caso pode ter sumido por agora por causa do Oscar, mas os desdobramentos podem ser fatais para a candidatura republicana. A sociedade dos Estados Unidos tem fortes setores progressistas, mas também, um pesado ranço conservador, sendo que estes mais conservadores votam, em sua maioria, nos republicanos e exigem dos candidatos, um compromisso enorme com os valores cristãos, incluindo aí, o respeito à família. Ou seja, ter um caso extra-conjugal já seria um problema para McCain, mas, além disto, ter um caso com uma lobista pode ser catastrófico, devido ao conflito de interesses. O problema do senador republicano é maior ainda, porque do lado democrata quem vem crescendo para abocanhar a candidatura do partido é o atual fenômeno americano, o senador por Illinois, Barack Hussein Obama. Obama bate McCain na pesquisa que simula o embate entre os dois.

Foto:
Ruth Fremson/The New York Times

P.S: Por falar em Obama, vejam o vídeo que virou sensação nos Estados Unidos. Apertando no nome de Obama, vejam o clipe que o rapper will.i.am fez para Obama.

Um comentário:

Mayana Mignac disse...

Manuqueteee do céééuu!!!
não me dou com os seus comentários!!!
hahahaha!!!
adooro!