segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Política Local: PMDB volta a eleger prefeito de Salvador, após 20 anos da eleição de Fernando José


Após 20 anos da eleição de Fernando José - que deixou a prefeitura muito mal avaliado pela população de Salvador - , o PMDB voltou a eleger um prefeito em Salvador com a reeleição do atual gestor da cidade, João Henrique Barradas Carneiro (PMDB). No entanto, o prefeito viu a densidade eleitoral obtida por ele em 2004 reduzir drasticamente neste pleito. Naquele ano, o hoje peemedebista estava filiado ao PDT e havia vencido a disputa, no segundo turno, com 75% dos votos válidos contra o candidato do Democratas, o hoje senador César Borges (PR), que apoiou o seu ex-adversário no processo eleitoral deste ano.


Apesar de ter recebido o apoio do Democratas e contar com a força da sua nova legenda - o PMDB - através, principalmente, de convênios com o Ministério da Integração Nacional, gerido pelo ministro baiano Geddel Vieira Lima, Carneiro não conseguiu repetir o desempenho de 2004 e recebeu 58% dos sufrágios dos eleitores soteropolitanos contra 42% de Walter Pinheiro. O apoio do DEM, um voto anti-PT, o apoio do ministro e uma onda pró-reeleição - o único prefeito de capital não reeleito foi Serafim Corrêa de Manaus - fizeram João henrique sair vitorioso do processo eleitoral neste domingo. O ministro Geddel Vieira Lima, segundo o jornal Folha de S. Paulo, ofereceu a vitória, em telefonema, ao presidente Lula.

Os maiores derrotados da disputa deste ano, em Salvador, foram o DEM com ACM Neto e o PSDB com Antônio Imbassahy, candidatos que não passaram nem do primeiro turno. Os dois chegaram a lideras as primeiras pesquisas de intenções de votos, mas viram seus votos migrarem para os candidatos governistas. No segundo turno, o grande vitorioso foi o ministro Geddel Vieira Lima que conseguiu reverter a rejeição da população ao prefeito João Henrique em embate duríssimo com o PT do governador Jaques Wagner.

O PT baiano e o deputado federal Walter Pinheiro, mesmo com a derrota, tiveram motivos para comemorar. Esta foi a primeira vez desde 1985, quando o PT lançou a candidatura do cientista político, Jorge Almeida, que a legenda alcançou o segundo turno na capital baiana, obtendo, no final, mais de 500 mil votos. 

Retrospectiva dos prefeitos eleitos por voto direto em Salvador: Em 1985, venceu Mário Kértesz (PMDB). Em 1988, venceu o candidato de Kértesz, Fernando José (PMDB), contra os candidatos de ACM e Waldir Pires. Em 1992, venceu Lídice da Mata, que naquele ano pertencia ao PSDB. Em 1996 e em 2000, foi eleito o candidato do ex-senador ACM, Antônio Imbassahy (PFL).  

Foto: Bahia Notícias

Leia Mais:

Nenhum comentário: