quinta-feira, 24 de abril de 2008

As Duas Vitórias de Serra


Esta semana vai ficar guardada na memória do governador de São Paulo, José Serra, como uma semana muito especial. Serra conseguiu uma vitória nas articulações para as eleições de São Paulo e deve ter ficado nem um pouco triste com a água que a Executiva do PT jogou no chope do governador Aécio Neves para a sucessão da capital mineira.
Hoje, foi anunciado o apoio do ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia, à campanha de reeleição do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do partido Democratas. O PMDB de Quércia indicará o candidato à vice e terá garantida a vaga ao senado em 2010 para o ex-governador. José Serra é apontado nos bastidores como o grande responsável por este acordo, que ainda serviu para indicar um possível apoio do PMDB, ou pelo menos da parte paulista, à sua candidatura à presidente em 2010. Esta movimentação é ruim para Alckmin que, apesar disto, reafirmou a disposição em disputar as próximas eleições municipais de São Paulo.
Além disto, a Executiva do PT reiterou o seu posicionamento e, de forma mais clara, disse que não autoriza uma aliança formal com o PSDB em Belo Horizonte, por considerar as eleições deste ano estratégicas nas eleições que ocorrerão em 2010. Ou seja, a articulação que vem sendo montada por Aécio e pelo atual prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel do PT acabou ruindo no dia de hoje. Vale a pena ressaltar que as movimentações do governador mineiro estavam sendo consideradas por muitos analistas políticos como prova indubitável de sua habilidade política. Agora, o que ele vai falar pro PSDB? Que a articulação que ele montava caiu, enquanto Serra mostrou-se muito mais habilidoso e construiu uma aliança que o favorece e fortalece o seu candidato (Alguém ainda duvida que o Kassab é o verdadeiro candidato do Serra?)?
Serra deu um importantíssimo passo rumo às próximas eleições presidenciais. Acho, desde já, que ele leva a indicação do seu partido para disputar as eleições pela segunda vez, mesmo com Aécio querendo ser candidato e o senador Arthur Virgílio dizendo todos os dias que irá disputar as prévias dos social-democratas. O senador amazonense não tem chances hoje e, dificilmente, terá chances lá na frente. Vale a pena lembrar que o senador perdeu as eleições para prefeito de Manaus.

Foto: José Luís da Conceição/ Agência Estado

Leia Mais:
O que é ruim para Aécio é bom para Serra
Pimentel considera erro PT barrar aliança com PSDB
PT de Belo Horizonte poderá recorrer de decisão da Executiva

Nenhum comentário: