domingo, 13 de abril de 2008

Piadas na Política

Eu, realmente, não sei porque tem gente que diz não gostar de política. Estas pessoas dizem que política é assunto chato, quando não caem na generalização de ser um lugar onde só tem gente corrupta. Não vou entrar no mérito da discussão que diz que políticos todos nós somos e nem sobre corrupção estar em toda parte. Vou me ater hoje contra a opinião que vê esta prática social como uma coisa chata.
Nem vou precisar ir muito atrás no tempo para exemplificar este meu ponto de vista. Nesta semana, como todos sabem, o PT rompeu com a administração municipal de Salvador. Perguntado sobre o assunto, já que é o principal articulador político da prefeitura da capital baiana, o ministro Geddel Vieira Lima respondeu cantando o sucesso do Chiclete com Banana do carnaval deste ano: "A fila andou/ eu te falei/agora chora/ já me perdeu, boa sorte/ vá embora". Agora, imaginem a cara do jornalista que ouviu isto como resposta e digam se não deve ter sido uma cena, no mínimo, hilária. Claro que foi.
Outra coisa engraçada, ainda nesta do divórcio entre PT e João Henrique, foi o comentário feito pelo prefeito afirmando que abriu mão de uma candidatura promissora nas eleições de 2006 ao cargo de governador do estado em prol do então candidato Jaques Wagner. Até onde todos os analistas de política e até quem participou das negociações daquele ano sabem, o prefeito abriu mão por dois motivos: 1- o apoio do PT à candidatura de seu pai ao Senado, tanto que João Durval foi eleito quando o favorito era Antônio Imbassahy, 2- João não queria abrir mão da prefeitura de Salvador, visando se reeleger e se fortalecer para as eleições majoritárias de 2010, quando poderia sair candidato a senador por exemplo. Ou seja, mais uma gracinha do prefeito.
Só mais um exemplo para terminar: o que foi o presidente Lula dizendo que ligou para George Bush para dizer que ele deveria resolver o problema econômico dele para não afetar o crescimento do Brasil? Imaginem o Bush, do outro lado da linha, levando muito em consideração as palavras de Lula, quando ele tem que se preocupar com as eleições que já batem a porta, com a atual situação econômica americana que beira à recessão, com a guerra no Iraque, com o Irã ...
Política ainda é coisa chata?! Agora, de verdade, política não é chata, apesar de ser séria. Tampouco é lugar onde só têm corruptos. Na atividade parlamentar, há corruptos e honestos tanto quanto existem na sociedade, afinal, os espaços representativos têm este nome porque simbolizam a realidade social. Quanto mais discutirmos, quanto mais olharmos aquilo com atenção, mais fortaleceremos e melhoraremos a nossa democracia.

Leia Mais:
Exclusivo: João Henrique distorce história ao dizer que não disputou governo para ajudar eleição de Jaques Wagner, diz fonte petista ao relatar bastidores da campanha ao blog
Lula diz que ligou para Bush e pediu para americano resolver crise dos EUA

Um comentário:

Anônimo disse...

Precisamos mesmo "acordar" para os fatos políticos e participar efetivamente dos acontecimentos que mudam nossas vidas.
Valeu pela "luz" que sempre dá aos assuntos políticos.
Beijos.Iara