domingo, 13 de julho de 2008

Exercitando a Futurologia - Eleição de Macapá


Enquanto, nas duas cidades anteriores, chegou a ser fácil fazer a análise de quem deve levar a prefeitura, ainda no primeiro turno, em Macapá, o cenário deve ser um dos mais complexos do país. Lá, o atual prefeito João Henrique Pimentel (PT), reeleito em 2004, viu a sua base se dividir, inclusive, com o partido do seu vice Eury Salles (PC do B), apoiar a candidatura da deputada federal Fátima Pelaes (PMDB) com o próprio Eury sendo o candidato a vice de Fátima.
O PT de Pimentel decidiu anunciar a candidatura da também deputada federal Dalva Figueiredo que, conservando a porcentagem de votação do prefeito nas eleições passadas (41%) chegará ao inédito segundo turno. Até as eleições passadas, Macapá era uma das capitais brasileiras onde não havia segundo turno, fato que mudou este ano, quando o eleitoral da capital amapaense atingiu o número de 214.829 eleitores. Dalva é a candidata mais forte e é nela que eu aposto, inclusive por causa da aprovação do atual prefeito e pelo fato de ser ex-governadora do estado (ela governou o estado por nove meses), tendo chegado ao segundo turno contra Waldez Góes em 2002.
Dalva está coligada, nestas eleições, com o PR.
No entanto, Dalva deve enfrentar dois adversários de peso. Os candidatos aos quais eu me refiro são os deputados estaduais Roberto Góes (PDT), primo do governador do estado, Waldez Góes (PDT) e Camilo Capiberibe (PSB), filho do ex-governador do Amapá, ex-senador e ex-prefeito de Macapá, João Capiberibe (PSB) e da deputada federal, Janete Capiberibe (PSB), que disputou as eleições passadas contra João Henrique Pimentel e ficou em segundo lugar com 29,01%.
No segundo turno, acredito que a situação é mais favorável para Dalva, pois se ela for contra Góes, deve receber o apoio do PSB. A família Capiberibe faz oposição cerrada à administração do governador Waldez Góes. E também deve ser apoiada, se o mais provável acontecer que é Dalva enfrentar Camilo Capiberibe, por Roberto Góes. O PT faz parte da base do governador. Porém como disse no início, a eleição da capital amapaense é uma das mais difíceis para analisar e Camilo pode sair inclusive eleito ou ainda, Dalva pode ficar no primeiro turno, é esperar para ver. Os outros candidatos à Prefeitura de Macapá são Joinville Frota (PSTU), Lucas Barreto (PTB) e Moisés de Souza (PSC).

Leia Mais:

Deputada contesta governador do Amapá
Petista é reeleito no 1º turno
PSB indica Camilo Capiberibe para disputar Prefeitura de Macapá

Foto: Site da deputada Dalva Figueiredo, site de um blog no Amapá e site da Assembléia Legislativa do Amapá
Na foto: Esquerda: Dalva Figueiredo, Centro: Camilo Capiberibe, Direita: Roberto Góes

Atualização em 17 de julho de 2008: O escândalo envolvendo o governador Waldez Góes (PDT) e o empresário Eike Batista, recentemente divulgado pela imprensa nacional, pode respingar nas candidaturas de Dalva (PT) e Roberto Góes (PDT), ambos da base do governador, sendo mais forte neste segundo, já que, além de ser do mesmo partido, é primo do governador. Waldez Góes tem negado as acusações de favorecimento à MMX, empresa de Eike.

Nenhum comentário: