quinta-feira, 17 de julho de 2008

Exercitando a Futurologia - Eleição de Manaus


Manaus, capital da Amazonas, pouco aparece na mídia nacional, mas lá a temperatura, nas eleições municipais deste ano, promete ser bem alto. Em um processo de ruptura que assemelhou ao de Salvador, o prefeito Serafim Corrêa (PSB) viu os seus aliados de quase mandato inteiro (PT e PC do B) romperem com a sua administração neste período eleitoral (Em Salvador, PT e PC do B romperam com o prefeito João Henrique/ PMDB alegando discordâncias na administração da cidade e, em especial, na formulação do Plano Diretor).
Após a ruptura, o PT decidiu lançar a candidatura do deputado federal Francisco Praciano e o PC do B queria lançar a candidatura da deputada federal Vanessa Graziotin, mas teve que abrir mão devido à aliança formada entre PSB e PC do B no Rio em torno da candidatura de Jandira Feghali. O PC do B em Manaus, devido à intervenção nacional, resolveu não apoiar nenhum dos candidatos, formando coligação apenas na proporcional. Segundo os comunistas da capital amazonense ficou impossível apoiar a reeleição de Serafim Corrêa (PSB) depois dele ter se coligado com os seus ex-adversários: PSDB e DEM.
Neste cenário, acredito que a candidatura de Serafim Corrêa é a mais forte nesta disputa e ele deve ganhar em outubro. Ele controla a máquina da prefeitura, é de um partido que é da base de Lula, tem apoio do bloquinho (PSB, PDT e PC do B que está na posição de Pôncio Pilatos) e também dos partidos de oposição aos governo federal e estadual: PSDB e DEM. Um candidato que, no entanto, pode complicar a reeleição de Corrêa é o atual vice-governador Omar Aziz (PMN) que conta com o apoio total do PMDB do governador Eduardo Braga e do PR do ministro dos Transportes e ex-prefeito de Manaus, Alfredo Nascimento. Pode inclusive forçar um segundo turno com o atual prefeito e virar o jogo.
Quanto aos demais candidatos, acredito que estejam apenas marcando posição como é o caso de Francisco Praciano do PT. Os outros postulantes ao cargo são Amazonino Mendes (PTB) - ex-governador, mas que tem perdido eleição atrás de eleição em Manaus e no Amazonas, Luiz Navarro (PCB) e Ricardo Bessa (PSOL).

Leia Mais:

Candidata do PC do B desiste de concorrer à Prefeitura de Manaus
Eleição de Manaus segue na boca de Noblat

Foto: Patrícia Raposo/ Blog do deputado federal Rodrigo Rollemberg
Na foto: O deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB) (esq.) e o prefeito de Manaus Serafim Corrêa (PSB) (dir.)

Nenhum comentário: