domingo, 13 de julho de 2008

Exercitando a Futurologia - Eleição de Maceió


Dando prosseguimento ao meu exercício de futurologia, faço agora análise das eleições municipais em Maceió. A política de Alagoas pode ser definida como uma das mais singulares das capitais brasileiras, que, diferentemente, das cidades pequenas, tentam reproduzir as alianças nacionais. Não é o caso desta cidade, que, nestas eleições, consegue apresentar, numa mesma chapa, representantes do PC do B, do PTB (cujo maior representante do partido no estado é o ex-presidente e senador Fernando Collor de Mello) e dos Democratas.
Fora isto, lá políticos de renome nacional não costumam concorrer à prefeitura. Nesta eleição, por exemplo, a ex-senadora e ex-candidata a presidente, Heloísa Helena (PSOL), preferiu concorrer à Câmara de Vereadores, do que concorrer à prefeitura. Outros como o ex-governador Ronaldo Lessa e até o ex-presidente Collor foram lembrados durante o processo, mas não deram continuidade à construção de suas candidaturas.
O PT nunca teve grandes votações para a prefeitura de Maceió, sendo a exceção, apenas a eleição da senadora Heloísa Helena, e, desta forma, parece que nem mesmo o deputado estadual Judson Cabral (PT), - apontado como o principal adversário de Almeida - coligado com o PDT do ex-governador Ronaldo Lessa, vai impedir a reeleição do prefeito Cícero Almeida (PP), eleito, em 2004 com 56,54% dos votos válidos no segundo turno. O PSOL de Heloísa Helena preferiu lançar a candidatura de seu ex-marido, Mário Agra. Além de Judson Cabral, Mário Agra e Almeida, ainda concorrem Manoel de Assis (PSTU) e Solange Jurema (PSDB), mesmo partido do atual governador Teotônio Vilela Filho.

Almeida conseguiu a maior coligação destas eleições em Maceió, a que citei, que, além de PC do B, PTB e DEM, tem o PP, o PV, o PRP, o PSDC, o PT do B, o PSL, o PTC, o PRB, o PHS, o PRTB, o PMN, o PTN e o PR. É importante salientar que Almeida é apoiado por dois ex-governadores alagoanos e representantes de famílias tradicionais da política daquele estado: Collor (PTB) e João Lyra (PTB) e a participação deles deve ampliar a força da candidatura do atual prefeito que, além deste apoio, tem altos índices de popularidade, controla a máquina municipal, e não deve ter dificuldades em se reeleger, ainda no primeiro turno. Maceió, segundo dados do TSE, tem um eleitorado de 497.495.

Foto: Blog Só Alagoas
Na foto: O prefeito Cícero Almeida está de camisa amarela.

Nenhum comentário: