sábado, 24 de março de 2007

Ministro Franklin Martins


Uma das mais gratas surpresas desta reforma ministerial é figurar entre os nomes anunciados o do jornalista Franklin Martins.
Franklin é um profissional muito respeitado nos meios político e jornalístico e pode realizar um trabalho muito interessante à frente desta nova secretaria, com status de ministério, que será responsável pela área de Comunicação Social do governo.
Ele tem uma história dentro das lutas democráticas do país, lutou contra a Ditadura Militar, participou do seqüestro do embaixador dos Estados Unidos, Charles Elbrick, foi preso político do regime ditatorial brasileiro.
Na sua área de atuação, trabalhou durante muitos anos, em muitos veículos midiáticos e é autor do livro Jornalismo Político em que traça as características que devem ser perseguidas para o bom exercício da profissão. E deixa claro ser necessário o discernimento entre uma relação respeitosa com as fontes e uma relação indecorosa, muitas vezes, encontrada entre os profissionais desta categoria do jornalismo.
Franklin, em um e-mail de resposta a este blogueiro, disse que uma regra de ouro que aprendeu em seus anos de profissão é que jornalista não briga com os fatos. E esta regra é a que ele pretende levar ao governo defendendo a liberdade dos jornalistas criticarem ele e o governo, mas sem brigar com os fatos, sem querer levar a população pelo nariz como disse na entrevista concedida ao jornalista Kennedy Alencar da Folha que vocês podem ler clicando no título do post.
Franklin tem um imenso trabalho pela frente e sabe disso. Ontem ele concedeu entrevistas à Folha de São Paulo e à rede Bandeirantes, onde ele trabalhou antes de ser convidado pelo presidente da República, explicando quais serão as suas atribuições dentro desta nova pasta, quais os desafios a serem contornados e que, apesar, de ser responsável pela relação do governo com a imprensa e pela parte publicitária, ele e o governo sabem que estas duas áreas não podem ser misturadas.

*Fonte da imagem: Sérgio Lima/ Folha Imagem

Nenhum comentário: