sábado, 3 de março de 2007

Fora FMI? Não à ALCA? (Lembrando velhas discussões)


Continuando a série. Hoje é dia de lembrar de duas das bandeiras mais gritadas pela esquerda na década passada: "Fora ao FMI! Não à ALCA!".
Os gritos que estavam presentes em qualquer manifestação de estudantes e trabalhadores da esquerda brasileira, hoje, em dia não está mais na boca nem da esquerda mais radical. Afinal de contas o FMI e a ALCA eram a representação mais nítida do imperialismo estadunidense em terras brasileiras.
Os motivos que levaram ao esquecimento destas reivindicações foram o esvaziamento do debate em torno da ALCA e o pagamento da dívida do Brasil com o FMI. O fora ao Fundo Monetário Internacional e o Não à Área de Livre Comércio das Américas não se deu como queria a esquerda, mas acabou acontecendo.
O governo Lula não declarou a moratória da dívida com o Fundo, mas, na verdade, pagou a dívida com ele. E em relação à ALCA, o Ministério das Relações Exteriores ficou postergando as discussões para não ter que aceitar um acordo que, nitidamente, era ruim para o Brasil.
Fato é que não existe uma cabeça dentro ou fora do governo brasileiro que ainda pare para discutir estes velhos assuntos que incediaram os debates anos atrás.

Um comentário:

Breno Fernandes disse...

Agora é "Fora, Bush!" -- aliás, sem vírgula, só pra me atentar e eu ter de gritar: "vocativo pede vírgula, rapaz!" :)

Texto do tamanho certo prum blogue! Ó essa optativa dando resultados! Hue, hue, hue