quinta-feira, 8 de março de 2007

Que venha o Bush!


É com este espírito que estudantes, trabalhadores e pessoas ligadas à esquerda estão recebendo o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. O presidente estadunidense começa, hoje, a sua visita aos países latino-americanos. Ele vem cercado por um fortíssimo aparato de segurança e ficará hospedado no hotel Hilton em São Paulo.
Todos os brasileiros sabem que PSOL, Partido do Socialismo e Liberdade, e PT, Partido dos Trabalhadores não se bicam, já que o primeiro é resultado de uma cisão do segundo, mas a visita do mandatário americano acabou unindo partidários de ambos os lados na "luta contra o símbolo do imperialismo e capitalismo". Passeatas organizadas por pessoas ligadas a estes partidos estão programadas para acontecer, hoje, em várias cidades do país.
Todos gritando o mais novo lema da esquerda: "Fora Bush!". Uma pesquisa realizada no Brasil , encomendada pela BBC mostra que 57% dos brasileiros possuem uma visão negativa do país liderado por Bush. Estes dados permitem perceber que a visão negativa sobre os Estados Unidos e seu presidente não é exclusividade da esquerda brasileira.
Os esquerdistas e algumas outras pessoas afirmam que a real intenção de George Bush é frear o avanço da mistura de socialismo com populismo caracterizado pelos presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, Evo Morales, da Bolívia e Rafael Correa, do Equador. Bush acenaria, desta maneira, para o mundo que o Brasil é um parceiro nesta pretensão, pois Lula não estaria enquadrado entre os presidentes mais radicais da América Latina.
Fontes ligadas ao governo dizem ser esta uma visita de cortesia, que pode gerar lucros importantes para o Brasil na questão das novas fontes energéticas, no caso o etanol oriundo da cana-de-açúcar brasileira. O governo brasileiro negocia a diminuição das tarifas cobradas sobre o etanol.
Por outro lado, o Ministério das Relações Exteriores estaria dando um basta nas discussões sobre o caráter anti-americano do Itamaraty. Esta denúncia foi feita pelo ex-embaixador brasileiro em Washington, Roberto Abdenur, em entrevista concedida à revista Veja.

*Clicando no título do post, vejam a agenda do presidente Bush em São Paulo.
*Fonte da foto: Marcelo Ximenes/ Folha Imagem(Manifestação em São Paulo).

Nenhum comentário: