segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Julgamento mais importante do início do Século já dura uma semana

Apesar de ser preliminar, o julgamento do caso do mensalão no Supremo Tribunal Federal já tem sobre si todos os holofotes midiáticos e políticos. Afinal de contas, este caso foi o mais marcante do início do governo Lula, vários ministros caíram por causa dele e a maioria das pessoas interessadas em política aguardavam a relatoria do ministro do STF Joaquim Barbosa e os votos dos outros ministros sobre se aceitavam ou não a denúncia do Procurador Geral da República, Antônio Fernando de Souza.
Até agora, 36 dos 40 acusados já foram considerados réus. O julgamento ainda não ocorreu, apesar de muitos proclamarem a aceitação da denúncia como comprovação de culpa dos acusados, eles só podem ser assim considerados após o julgamento. Para aceitar as denúncias, o Supremo considera se são procedentes os argumentos dos advogados de defesa, do Procurador e se há indícios de participação dos 40 envolvidos. Ou seja, o Supremo já considerou haver indícios para os 36 (a lista é imensa, do PT, ninguém se salvou, somente Sílvio Pereira que já deixou o partido).
As decisões todas devem ser concluídas ainda esta semana e as opiniões são que o que for decidido influenciará nos rumos do III Congresso do Partido dos Trabalhadores que começará este final de semana. A tendência com a acusação da ex-cúpula do Campo Majoritário do PT é que haja enfraquecimento deste campo nos rumos a serem tomados pelo partido do presidente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Se eu fosse voc� mandava um e-mail an�nimo pra Gominho indicando seu blog. Ele ia curtir, tipo assim, whatever. =pp