segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Chávez perde no Referendo

Neste final de semana, as atenções do mundo se dividiram para dois acontecimentos políticos importantes. O primeiro foi as eleições parlamentares na Rússia, onde o partido do atual presidente Vladimir Putin saiu fortalecido e o outro foi o referendo na Venezuela, onde o resultado surpreendeu, pois o presidente Hugo Chávez acabou vendo o "Não" prevalecer sobre o "Sim" em relação à sua proposta de Reforma Constitucional.
Esta foi a primeira derrota eleitoral em nove anos do atual governo venezuelano e tem vários aspectos importantes. O primeiro aspecto é que este resultado serve para diminuir a soberba com a qual Chávez estava pensando o jogo político, ele estava convicto de tudo e dizia que o povo venezuelano apoiava todas as suas ações. Isto se mostrou falso neste final de semana, apesar do resultado ter sido muito apertado. Ficou em torno de 51% nos dois blocos de votação - As propostas de mudanças constitucionais foram divididas em dois blocos.
O outro aspecto importante a ser salientado foi que este referendo e este resultado serviu para comprovar o que alguns analistas brasileiros falavam. Existe sim na Venezuela uma democracia, por mais que se possam discutir os métodos e procedimentos chavistas. A derrota e o reconhecimento dela permite a Chávez mostrar que respeita as decisões soberanas do povo venezuelano. Um raciocínio, porém, se faz necessário, qual seria o comportamento dos analistas internacionais se a vitória tivesse sido do "Sim"? Estariam com certeza dizendo ser um resultado provocado pelo cerceamento da liberdade de imprensa e exercício de uma oposição livre e representativa. A oposição não deixou de existir, apesar dela ter se retirado das últimas eleições e nem a imprensa livre foi reprimida pelas forças chavistas. O que não significa que Chávez não tenha pensado nestas possibilidades durante seus arroubos ditatoriais.
O último aspecto que não pode passar despercebido é que o "Não" foi a vitória de um número grande de estudantes que se articularam para que isto acontecesse e, mais ainda, da oposição que antes desta eleição estava dividida e era dada como morta por muita gente. A derrota no referendo foi uma derrota ao presidente, já que ele tinha aparecido na semana passada dizendo que quem votasse no "Sim" estaria votando nele.
Os próximos movimentos do governo venezuelano vão ser acompanhados de perto pelo povo da Venezuela e por quem se interessa em política internacional, ainda mais quando se trata de um país tão próximo e prestes a ingressar no Mercosul. Por falar nisso, qual será o argumento dos Democratas agora para ser contra à entrada da Venezuela neste bloco econômico? Afinal, eles dizem ser contrários pela Venezuela ser uma ditadura. Na Ditadura Militar brasileira, nenhuma proposta do governo foi derrotada. Aliás, quantos referendos foram feitos no Brasil durante os anos de ferro apoiados pelos políticos que hoje estão nos Democratas? Para quem não sabe a resposta, nenhum.

Nenhum comentário: