terça-feira, 22 de dezembro de 2009

DataFolha mostra excelente quadro para o PT da Bahia

Não confio em pesquisas. Deixei de acreditar depois do resultado surpreendente aqui no estado nas eleições de 2006. Acredito que ela deixa perceber algumas tendências e só, nada além disto. E a que consegue chegar mais próximo do resultado real é a boca de urna. No entanto, é fato que a pesquisa DataFolha cuja primeira parte foi divulgada anteontem mostrou excelentes números para o PT da Bahia.

Se a pesquisa nacional agradou gregos e troianos mostrando a consolidação de Serra (PSDB) em primeiro lugar, apesar de sua imobilidade, e o crescimento da ministra Dilma Rousseff (PT) - 6% em relação à pesquisa anterior –, na Bahia, a pesquisa só agradou aos gregos (ou seriam os troianos?). Aqui é o estado onde a ministra tem o seu melhor desempenho - 34% contra 30% do governador paulista – e, hoje, saíram os números que apontam a reeleição de Wagner em primeiro turno.

No principal cenário, com Wagner, Souto (DEM), Geddel e Hilton Coelho (que deve sair como deputado), o atual governador teria 39% contra 36% de todos os seus adversários somados, o que configuraria vitória em primeiro turno. Vitória esta no limite da margem de erro que é de 3%. Nos demais cenários, a margem do petista sobre os adversários é ainda maior. Se estas tendências vão se consolidar, só outubro dirá.

Nenhum comentário: