quinta-feira, 21 de junho de 2007

A semana - I Parte

Mais uma semana atribulada na vida política brasileira. Apenas quatro assuntos serão tratados aqui por causa da quantidade de coisas que aconteceram nesta semana.
Renan e o Conselho de Ética: A novela iniciada há aproximadamente duas semanas teve prosseguimento esta semana no Congresso Nacional. O caso Renan está repercutindo mais do que pensaram, inicialmente, alguns senadores e está, neste momento, sem nenhum relator no Conselho de Ética do Senado. O primeiro Epitácio Cafeteira, PTB/MA, renunciou alegando problemas médicos e o segundo Wellington Salgado, PMDB/MG, renunciou sem nem completar 24 horas a frente do cargo.
Há quem já discuta a troca de Renan a frente do Senado brasileiro. Ele, obviamente, já disse que não renuncia ao cargo, apesar de insistentes pedidos de licenciamento e renúncia defendido por alguns de seus pares.

Programa dos Democratas e ACM: Desde a semana passada, os lares brasileiros têm sido invadidos pelas inserções de TV dos Democratas. Nas primeiras inserções da nova legenda foi priorizada a participação do que eles alegam ser a nova cara do partido. Estavam presentes o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o prefeito do Rio de Janeiro César Maia e o governador do Distrito Federal José Roberto Arruda. É emblemático a nova cara do partido ser toda da região centro-sul do país, área que eles consideram crucial para o fortalecimento da agremiação e estas terem sido as pessoas escolhidas. O prefeito Kassab tem um passado que condena. Ele foi secretário de planejamento do governo Pitta. O prefeito César Maia apareceu falando bem do PAN obviamente, mas omitiu a participação do governo federal nas obras e o quanto está estourado o orçamento para a organização deste evento. O governador Arruda, para quem não lembra, é aquele mesmo que renunciou ao mandato de senador junto com o senador ACM para fugir da cassação pela quebra do sigilo do painel eletrônico do Senado Federal. Por falar no senador, outro fato desta semana é a sua internação no INCOR de São Paulo e a divulgação desencontrada de informações. O deputado federal ACM Neto já se pronunciou dizendo que seu avô se recupera bem e está lúcido.


Nenhum comentário: