quinta-feira, 28 de junho de 2007

Joaquim Roriz se explica agora no Senado. E no Conselho de Ética...

Joaquim Roriz, ex-governador do Distrito Federal e atual senador pelo PMDB daquele estado, está, neste exato momento, se explicando perante o plenário do Senado que conta com a presença de aproximadamente 10 senadores.
Para quem não sabe Joaquim Roriz está sendo investigado por causa de um empréstimo de mais ou menos 200 mil reais que ele contraiu para, segundo ele, pagar uma bezerra que ele comprou em um leilão. O amigo, Nenê Constantino, presidente do Conselho Diretor da empresa aérea gol, emprestou um cheque de 2,2 milhões de reais para que ele descontasse estes 200 mil e pagasse a bezerra. As irregularidades, no entanto, são muitas. A movimentação financeira, por exemplo, não foi comunicada ao Conselho de Atividades Financeiras (COAF), mas Roriz falou hoje em seu discurso que tem documentos que comprovam a licitude do empréstimo feita por seu amigo.
Roriz chorou no plenário e atacou a imprensa impiedosa, segundo ele, e os vazamentos feitos sobre as investigações da Polícia. E disse que em Brasília e cidades-satélite todos sabem que é um político sério, nenhum caso de grilagem de terras, das quais foi acusado de ter feito, deve passar pela cabeça do senador agora.

E no Conselho de Ética, já foram escolhidos o presidente e o relator do caso Renan. A presidência será exercida por Leomar Quintanilha, PMDB/TO, e a relatoria, se aceitar, será feita por Renato Casagrande, PSB/ES. Renato Casagrande já se pronunciou, dizendo que só aceita se puder investigar Renan de forma independente. Está agora nas mãos de Leomar aceitar ou não a investigação de Casagrande.

Nenhum comentário: