sexta-feira, 1 de junho de 2007

Resumo da Semana

Mais uma semana atribulada no Congresso Nacional. Já na segunda-feira, vimos o presidente do Senado, Renan Calheiros, PMDB/AL, se defender das acusações feitas pela revista Veja na sexta-feira que Cláudio Gontijo, funcionário da empreiteira Mendes Júnior, pagava contas particulares como a pensão da filha do citado senador.
Renan apresentou a um plenário ansioso, provas de que possui rendimento para quitar ele mesmo todas as suas dívidas e que, segundo ele, Cláudio Gontijo fazia apenas a intermediação entre ele e a mãe de sua filha, a jornalista Mônica Veloso.
Neste caso aqui, não interessa se o senador conseguiu comprovar ou não a sua inocência, mas que ao discursar na posição de presidente do Senado, ele comprometeu toda a instituição na luta a favor de sua absolvição, mesmo com reclamações do PSOL, dos senadores Jefferson Péres, PDT/AM e Pedro Simon, PMDB/RS.
Nesta mesma semana, o Senado aprovou o reajuste salarial proposto pela Câmara dos Deputados que alterou o salário do presidente, dos ministros, dos senadores e dos deputados. O reajuste ficou dentro da taxa de inflação e deve gerar uma reação em cadeia. O problema é que, mais uma vez, os parlamentares decidem fazer o reajuste de uma maneira cuja a repercussão seja a menor possível. As atenções estavam todas voltadas para o caso da Navalha, e aí, eles foram e reajustaram. A Câmara, caso vocês não lembrem, fez este reajuste durante a visita do Papa.
Outro fato desta semana foi o quebra-quebra na reitoria da USP. Estudantes estavam há mais de 20 dias ocupando a reitoria da Universidade de São Paulo contra um projeto do governador José Serra, PSDB/SP, em que ele faz com que as universidades prestem contas à Secretaria do Ensino Superior. Os estudantes entenderam que isto representaria ameaça à autonomia da gestão financeira das universidades. O final da ocupação deu-se de uma forma lamentável: confronto entre a Polícia Militar de São Paulo e os estudantes.

Nenhum comentário: