quinta-feira, 10 de maio de 2007

Diferenças entre a esquerda, o centro e a direita no Brasil - Esquerda

Enfim, o que defendem a esquerda, a direita e o centro brasileiros? Afinal de contas, ainda é pertinente este tipo de diferenciação depois do governo do Partido dos Trabalhadores que emprega receitas da cartilha neo-liberal?
As respostas a esta pergunta são as mais variadas possíveis, mas ainda é possível diferenciar estas duas correntes ideológicas. As diferenças podem ser assim divididas:

*Esquerda: A esquerda brasileira é herdeira de processos históricos que se iniciam com o Partido Comunista Brasileiro ainda na época de Getúlio Vargas. Esta mesma esquerda chega ao poder com João Goulart, o primeiro presidente que propôs reformas de base, mas que logo é derrubado pelo Exército brasileiro no golpe de 1964. A esquerda se dividiu durante a Ditadura Militar, tendo uma parte aderido à luta armada contra o governo ditatorial e outra parte tendo se filiado ao Movimento Democrático Brasileiro, MDB, único partido de oposição liberado pelo regime dos militares. Depois de 21 anos do regime dos exércitos, o país voltou ao regime democrático e o Partido dos Trabalhadores, PT, despontou como principal partido de esquerda do país. Em 2002, foi eleito o primeiro presidente deste espectro ideológico, porém, ele representava interesses de outros partidos que o apoiaram como o Partido Liberal, PL. Por causa disso, a esquerda brasileira divide-se em ser da base de sustentação e ser oposição ao governo.
Pontos defendidos pela esquerda brasileira:
*Implementação da justiça social;
*Descriminalização do aborto;
*Reforma Agrária;
*Descriminalização do uso de drogas;
*Não-redução da maioridade penal;
*Política mais desenvolvimentista e não a aplicação do receituário neo-liberal;
*Maior preocupação com política social e não com a política econômica;
*Maior presença do Estado na indução do desenvolvimento nacional;
*Alguns partidos defendem o socialismo e a ruptura com os organismos internacionais, declarando a moratória da dívida pública entre outras questões;
*Maior integração latino-americana;
*Defesa dos movimentos sociais, das questões de gênero, sexo e raça sem preconceitos;
*Defesa do meio-ambiente.

Partidos brasileiros de esquerda:

  • Base de sustentação do governo Lula:
Partido Comunista Brasileiro(PCdoB) : É o mais antigo partido de esquerda do pais, já tem 90 anos. O partido presidiu a Câmara dos Deputados no último ano da legislatura passada, tendo feito presidente o deputado Aldo Rebelo, PCdoB, SP.
Partido dos Trabalhadores(PT) : O maior partido de esquerda do país, apesar de alguns argumentarem dele ter caminhado para a centro-esquerda. É marcado por diversas tendências ideológicas, as principais são Articulação de Esquerda, O Trabalho, Movimento PT, Campo Majoritário(Articulação) e Democracia Socialista.
Partido Socialista Brasileiro(PSB) : Tem em Miguel Arraes a representação de seu maior líder político, hoje, é presidido pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, neto de Arraes.
Partido Democrático Trabalhista(PDT) : Partido fundado pelo ex-governador do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, Leonel Brizola. É presidido pelo ministro do trabalho, Carlos Lupi.
Partido Verde (PV) : Apesar de não possuir um espectro ideológico claramente definido, aproxima-se da esquerda brasileira pela defesa das questões ambientais. O nome de maior destaque é do deputado federal do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira.

  • Oposição ao governo Lula:
Partido do Socialismo e Liberdade(PSOL) : Partido fundado a partir da expulsão de parlamentares do PT. É presidido pela ex-senadora Heloísa Helena. Tem três deputados federais e um senador. Extrema esquerda.
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados(PSTU): O partido foi fundado após a primeira expulsão de quadros do PT. É presidido por José Maria, foi candidato em três eleições presidenciais: 1994, 1998 e 2002. Nas eleições passadas, apoiou a candidata Heloísa Helena. Extrema esquerda.
Partido da Causa Operária(PCO) : É mais um partido de extrema esquerda, e seu candidato a presidência da república nas eleições de 2006, Rui Costa, teve a sua candidatura impugnada.
Partido Comunista Brasileiro(PCB): Apoiou o candidato Lula em 2002, mas rompeu com o mesmo ainda em 2003. Perdeu diversos quadros para o Partido Popular Socialista, PPS. Apoiou a candidata Heloísa Helena nas últimas eleições.

Nenhum comentário: