quinta-feira, 10 de maio de 2007

Nikolas Sarkózy é o novo presidente da França

A França saiu dividida das últimas eleições no domingo passado e qualquer que fosse o resultado, ela sairia desta maneira. No final, Sarkózy teve, aproximadamente, 53% dos votos, um pouco mais da metade, o que corrobora esta divisão.
Sególene no entanto ainda não encerrou sua campanha e pretende conseguir uma grande bancada para o Partido Socialista nas eleições legislativas que ocorrem ainda este mês. Ela foi a candidata mais votada do seu partido desde François Miterrand, ex-presidente francês.
Royal viu, também, as suas previsões serem confirmadas com a posterior onda de protestos organizada por jovens franceses contra a vitória do candidato direitista. Os jovens socialistas e alguns do subúrbio de Paris não se conformam com a vitória do candidato que os chamou de arruaceiros e que eles acusam de ser racista e intolerante.
Sarkózy, por outro lado, fez um discurso conciliador e disse que será o presidente de toda a França. Discurso típico de quem acaba de ganhar uma eleição. A imprensa francesa, segundo o jornalista Ricardo Noblat, já começou a criticar o recém eleito presidente por ele ter saído de férias com a família na ilha de Malta. Até aí tudo bem, mas o que os críticos não perdoam é ele ter alugado um iate de 60 pés. O custo de aluguel de um barco como este é de 32 mil euros diários, como ele vai descansar quatro dias, só com o aluguel ele irá gastar 128 mil euros.

Nenhum comentário: