quinta-feira, 10 de maio de 2007

Diferenças entre a esquerda, o centro e a direita no Brasil - Direita

Os termos direita e esquerda como muita gente sabe foram cunhados durante a revolução francesa, onde em um Congresso, os jacobinos, ala da pequena burguesia e mais radical da revolução se sentou no lado esquerdo da sala e os girondinos, partido da alta burguesia sentou-se à direita, ainda tinham os moderados que ficaram no centro da sala.
Vindo para o Brasil, algumas pessoas dizem que a direita brasileira tem suas origens com a chegada dos portugueses neste país e a sua posterior exploração das riquezas nacionais, outros afirmam que nenhum partido político é efetivamente deste espectro ideológico no país, já que não se declaram desta maneira e temem em expôr certas idéias contrárias ao anseio popular.

Por uma necessidade metodológica, este blogueiro colocará o início da direita brasileira com aquele partido que representava o contraponto ideológico da esquerda na época de Getúlio: os integralistas. Os integralistas representavam o ideário fascista daqueles anos e pregavam os valores da pátria contra a ameaça representada pelos comunistas. Após este período, a direita brasileira articulou-se contra o governo de João Goulart, primeiramente, sendo contrária a sua posse e, depois, apoiando o golpe militar.
A direita brasileira também se dividiu durante a Ditadura Militar, alguns representantes seguidores desta ideologia, como o governador da Guanabara Carlos Lacerda acreditavam que o período militar seria curto, e alguns como o próprio romperam em 1966, depois da prorrogação do governo Castelo Branco e outros assumiram o governo do país organizados no único partido governista da época, a Aliança Renovadora Nacional, Arena. Depois de 21 anos de regime ditatorial e bipartidarismo, a direita se dividiu em diversos partidos, mas não deixou o poder. Esteve no governo Collor, no governo FHC e disputa espaços no governo Lula, caracterizado como de centro-esquerda.
Algumas pesquisas apontam que a maioria do povo brasileiro compartilha muitas opiniões com a ideologia da direita.
Pontos defendidos pela direita brasileira:
*Manutenção da ordem
*Proteção da propriedade privada, sendo contrário às ocupações de terra feitas pelos movimentos sociais campesinos;
*Redução da Maioridade penal e endurecimento da legislação brasileira contra os criminosos;
*Implementação do receituário neo-liberal;
*Preocupação principal com a política econômica;
*Menor presença do Estado no desenvolvimento da nação, ampliação das parcerias com a iniciativa privada;
*Defesa da livre concorrência e do capitalismo;
*Acordos econômicos que privilegiem o mercado com as nações mais ricas do mundo;
*Desburocratização do Estado brasileiro: terceirização entre outras coisas;
*Defesa das reformas trabalhista, sindical, previdenciária e tributária. Entendendo que esta última é crucial para a modernização da economia brasileira.

Partidos brasileiros de direita:

  • Base de sustentação do governo Lula:
Partido Progressista(PP) : Herdeiro direto da Arena, que se transformou em Partido Democrático Social, PDS, Partido Progressista Renovador, Partido Progressista Brasileiro e, hoje, é só Partido Progressista. Está a frente do Ministério das Cidades com o ministro Márcio Fortes.
Partido da República(PR) : Resultado da união do Partido Liberal, PL, com o Partido da Reedificação da Ordem Nacional, PRONA. Ocupa o Ministério dos Transportes com o ministro e ex-senador Alfredo Nascimento.
Partido Rebublicano Brasileiro(PRB) : Fundado por políticos que saíram do PR, como o vice-presidente da república, José Alencar, empresário. Além da vice-presidência, indicou para a mais recente secretaria do governo Lula, Secretaria de Ações de Longo Prazo, o cientista político, Roberto Mangabeira Unger, crítico feroz do governo Lula em 2005.

  • Oposição ao governo Lula:
Democratas(DEM) : Tem suas origens na Arena e no PDS. Era Partido da Frente Liberal até o início do ano, quando mudou de denominação para Democratas e escolheu como alvo o eleitor da classe média das grandes cidades por causa do pífio desempenho da legenda nas últimas eleições. É presidido pelo deputado federal pelo Rio de Janeiro, Rodrigo Maia.

Um comentário:

Anônimo disse...

parabens !
mto grato