quinta-feira, 10 de maio de 2007

Diferenças entre a esquerda, o centro e a direita no Brasil - Centro e "Muito pequenos"

Para concluir as diferenciações, vamos ao centro. As pessoas que se filiam a esta expressão ideológica apresentam idéias dos dois espectros ideológicos anteriores e pensando na estrutura partidária, possui pessoas ligadas aos dois tipos de ideologias.
Além de falar dos partidos de centro, este blogueiro ainda citará os outros partidos políticos que são muito pequenos e que não possuem uma filiação ideológica tão clara como os, também pequenos, PCO e PCB.
Historicamente, os partidos de centro sempre existiram, mas não com a relevância de hoje.

Partidos brasileiros de centro:

  • Base de sustentação do governo Lula:
Partido do Movimento Democrático Brasileiro(PMDB) : Herdeiro direto do Movimento Democrático Brasileiro, único partido de oposição da era militar. Possui políticos que têm posicionamentos tão distintos como o senador pelo Rio Grande do Sul, Pedro Simon e o deputado federal pelo Pará, Jáder Barbalho. Apesar da amplitude de posições, é um dos principais partidos do governo de coalização de Lula. É o maior partido brasileiro, com a maior bancada no Senado, na Câmara dos Deputados, maior número de filiados e número de prefeitos. É presidido pelo deputado federal Michel Temer.
Partido Trabalhista Brasileiro(PTB) : Herdeiro direto do PTB de Getúlio Vargas. Uma briga originou o PDT, Leonel Brizola brigou com a sobrinha de Getúlio, Ivete Vargas e resolveu criar o PDT. Hoje, é um partido que apoiou diversos governos neo-liberais, mas se posiciona como defensor dos trabalhadores. É presidido pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson.

  • Oposição ao governo Lula:
Partido Popular Socialista(PPS) : Originou-se da decisão da Executiva Nacional do PCB de dissolver o partido e fundar um outro. Muitos quadros acabaram saindo por discordar da ampliação do escopo ideológico do partido. É presidido pelo deputado Roberto Freire.
Partido da Social Democracia Brasileira(PSDB) : O PSDB surgiu de uma dissidência dentro do PMDB liderada pelos então senadores Fernando Henrique Cardoso e Mário Covas. Além deles participaram da fundação, Franco Montoro, José Serra, Aécio Neves, entre outros. Apesar de ter, originariamente, decidido seguir a linha da social democracia, esta agremiação partidária, hoje, está dividida entre desenvolvimentistas e políticos ortodoxos e fez um governo que implementou diversas regras da cartilha neo-liberal como as privatizações. E está entre a centro-direita e o centro. É presidido pelo senador do Ceará Tasso Jereissati.

Além destes partidos de centro, direita e esquerda, há os partidos muito pequenos e sem posicionamento ideológico muito claro. São eles o PTC, o PMN, o PHS, o PTdoB, o PTN, o PRTB, o PSC, o PSDC, o PSL e o PRP.

Nenhum comentário: