Para concluir as diferenciações, vamos ao centro. As pessoas que se filiam a esta expressão ideológica apresentam idéias dos dois espectros ideológicos anteriores e pensando na estrutura partidária, possui pessoas ligadas aos dois tipos de ideologias.
Além de falar dos partidos de centro, este blogueiro ainda citará os outros partidos políticos que são muito pequenos e que não possuem uma filiação ideológica tão clara como os, também pequenos, PCO e PCB.
Historicamente, os partidos de centro sempre existiram, mas não com a relevância de hoje.
Partidos brasileiros de centro:
- Base de sustentação do governo Lula:
Partido Trabalhista Brasileiro(PTB) : Herdeiro direto do PTB de Getúlio Vargas. Uma briga originou o PDT, Leonel Brizola brigou com a sobrinha de Getúlio, Ivete Vargas e resolveu criar o PDT. Hoje, é um partido que apoiou diversos governos neo-liberais, mas se posiciona como defensor dos trabalhadores. É presidido pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson.
- Oposição ao governo Lula:
Partido da Social Democracia Brasileira(PSDB) : O PSDB surgiu de uma dissidência dentro do PMDB liderada pelos então senadores Fernando Henrique Cardoso e Mário Covas. Além deles participaram da fundação, Franco Montoro, José Serra, Aécio Neves, entre outros. Apesar de ter, originariamente, decidido seguir a linha da social democracia, esta agremiação partidária, hoje, está dividida entre desenvolvimentistas e políticos ortodoxos e fez um governo que implementou diversas regras da cartilha neo-liberal como as privatizações. E está entre a centro-direita e o centro. É presidido pelo senador do Ceará Tasso Jereissati.
Além destes partidos de centro, direita e esquerda, há os partidos muito pequenos e sem posicionamento ideológico muito claro. São eles o PTC, o PMN, o PHS, o PTdoB, o PTN, o PRTB, o PSC, o PSDC, o PSL e o PRP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário