quinta-feira, 17 de maio de 2007

A prisão de Luiz Caetano

A operação Navalha foi responsável pela prisão de mais de 40 pessoas em todo o país. Entre os acusados de fraude em licitações, estão funcionários da empresa Gautama, prefeitos, deputado distrital, governador e ex-governador e, em especial, no caso da Bahia, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano. Caetano foi preso esta tarde acusado de participação de fraude em licitações envolvendo esta empresa baiana. Junto com ele foi preso seu secretário de infra-estrutura, Iran César de Araújo Filho.
É a segunda vez que Luiz Caetano administra a cidade com o maior PIB do nordeste. A primeira vez foi pelo PMDB e desta vez ele está no PT. Aliás, o movimento de petistas na sede da Polícia Federal em Salvador foi intensa durante todo o dia. Passaram por lá, entre outros, o presidente do PT baiano, Marcelino Galo e o deputado federal Nelson Pelegrino.
As prisões foram pedidas pela juíza baiana do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon.
Eliana diz no despacho o seguinte sobre o prefeito de Camaçari(Fonte: Blog do Noblat): "foi corrompido pelo grupo e estava à frente dos atos criminosos nos episódios de direcionamento de recursos federais do Ministério das Cidades para execução de obras".
Como o fato aconteceu hoje, tudo está muito recente. O prefeito, porém, tem muito o que explicar à população de Camaçari e a Polícia Federal também, já que as primeiras informações vindas da prefeitura é que eles não possuem nenhum contrato em vigor com a Gautama recentemente.
Claro que não há impedimento para as ilicitudes terem ocorrido e não existirem mais hoje. Se este for o caso e se for confirmada a sua participação, o prefeito não poderá ficar isento, nem poderá ficar a frente da cidade e pegará muito mal ao PT mantê-lo entre seus quadros.

Nenhum comentário: