segunda-feira, 17 de março de 2008

Partido Socialista confirma vitória nas eleições municipais francesas



Foto: AFP

Como todas as pesquisas de opinião francesas mostravam e como se esperava, principalmente, após os resultados do primeiro turno, os socialistas venceram as eleições municipais na França, tendo conquistado sete das dez maiores cidades francesas, incluindo aí Paris, onde Bertrand Delanoë foi reeleito e Toulousse, cidade que estava nas mãos da União por um Movimento Popular, UMP, há 37 anos. As vitórias do domingo já estão sendo chamadas pela imprensa francesa como uma onda rosa, onde, querendo o governo francês ou não, foi confirmada a derrota pessoal do presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a sua forma de fazer política.
Sarkozy tem um estilo não muito comum aos presidentes franceses, tão conhecidos por sua sobriedade e discrição em seus assuntos pessoais. Sarkozy, no entanto, tem apostado na exposição midiática excessiva, transformando temas pessoais como seu divórcio e o seu casamento com a cantora Carla Bruni em temas que, pretensamente, teriam interesse de toda a nação.
Além disto, os franceses não estão contentes com a política francesa em relação às suas finanças, o atual governo francês não tem conseguido aumentar o poder de compra dos franceses e a sua popularidade, como eu disse no primeiro post sobre este assunto, tem caído vertiginosamente. A vitória socialista não foi mais robusta, porque a UMP conseguiu manter a administração de Marselha e 18 dos 22 ministros que se candidataram ao cargo de prefeito foram eleitos. Na França, é possível acumular cargos eletivos.
Outro detalhe importante a salientar neste processo é que a vitória do Partido Socialista, PS, de ontem não significará, necessariamente, uma vitória nas eleições presidenciais de 2012. Os motivos são diversos, o primeiro e mais óbvio é a distância temporal entre estas eleições municipais e as presidenciais, segundo, o PS está dividido entre uma postura mais centrista encarnada hoje pela ex-candidata à presidência nas eleições passadas, Segolène Royal, e uma postura mais à esquerda como a do secretário-geral do partido, François Hollande e isto pode resultar em divisão e enfranquecimento do partido, terceiro, a baixa participação dos franceses, em torno de 65% frente aos quase 85% das eleições presidenciais, mostra que muitos franceses preferiram ficar em casa do que apoiar, diretamente, a vitória socialista.

Leia Mais:
La izquierda emerge con fuerza en los municipios
Sarkozy hunde a la derecha
Los socialistas ganan las municipales francesas y exigen a Sarkozy que corrija su política
Mídia francesa vê "onda rosa" contra Nicolas Sarkozy
Prefeito socialista Bertrand Delanoë é reeleito em Paris
Socialistas ganham em redutos de direita nas eleições municipais da França




Nenhum comentário: