domingo, 9 de março de 2008

Socialistas ganham na Espanha e avançam na França


Foto: El País

As eleições deste domingo na Espanha acabaram tendo o resultado que todas as pesquisas apontavam: o primeiro-ministro José Zapatero foi reeleito. Tanto seu partido, PSOE, quanto o partido conservador, PP, ganharam mais cinco acentos na Câmara dos Deputados em relação às eleições de 2004.
No Senado, o PP manteve a sua vantagem, mas o PSOE também conquistou mais cadeiras do que as que já ocupava - dois terços dos senadores foram trocados nestas eleições espanholas. O resultado foi um fortalecimento do bipartidarismo na Espanha, 92% dos deputados são destes dois partidos. Os partidos nacionalistas acabaram tendo a sua representatividade diminuída.
A Espanha foi votar neste domingo novamente abalada, neste ano, pelo assassinato do ex-vereador socialista de Mondragón, Isaías Carrasco, atribuído ao ETA. Nenhum grupo assumiu a autoria deste crime. Há quatro anos, os atentados aos trens de Madri mexeram profundamente no resultado eleitoral daquele ano.
Na França, os resultados provenientes do primeiro turno realizado hoje também mostra um avanço socialista na administração de várias cidades francesas. O resultado final, no entanto, será no próximo domingo. O presidente Nicolas Sarkozy, da UMP - conservador, vê os seus níveis de popularidade caírem constantemente e o resultado deste domingo serve como um primeiro aviso da população francesa contra o seu governo, por mais que o primeiro-ministro,
François Fillon, tenha dito que os temas locais não podem ser misturados com temas nacionais.

Leia Mais:
Partido Socialista vence por ampla margem na Espanha
Zapatero: "Hay que gobernar mejor"
Sarkozy sofre revés em eleições locais

Nenhum comentário: