Ontem, foram anunciadas as 12 cidades-sede da Copa do Mundo do Brasil, que vai acontecer em 2014. Venceram, como já era esperado, anunciado e vazado pelo jornalista Ancelmo Góis do jornal O Globo, as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Também ontem, eu vi no jornal A Tarde os projetos que a prefeitura de Salvador e o governo do Estado da Bahia estão pensando para o sistema de transporte público da cidade e acredito que os dois projetos serão excelentes se executados conjuntamente. Do projeto da prefeitura, achei bastante interessante a criação das vias exclusivas para os ônibus que teriam capacidade para 100 ou 160 pessoas através do TranSalvador e a integração delas com o metrô.
Do projeto do governo estadual, destaco as ideias de integração com a região metropolitana através do VLT, a integração do trem ferroviário com o metrô, a criação da nova rodoviária na BR-324 e a ideia de integrar a orla da cidade à BR-324 através das avenidas Pinto de Aguiar, Orlando Gomes, CIA-Aeroporto e Jorge Amado.
O problema de integrar os dois projetos é que a área reservada pelo projeto da prefeitura para as vias exclusivas de ônibus coincide com o espaço pensado pela administração estadual para colocar o VLT, o que impõe às duas instâncias negociação, pois a implementação das duas ideias seria um ganho enorme para o déficit de transporte existente atualmente em Salvador.
Acredito, sem ter muita certeza no entanto, que há espaço na Paralela para que as duas obras sejam construídas e elas têm objetivos diferentes. Os corredores de ônibus facilitarão o transporte dentro da cidade e o VLT além disto, integrará a capital com Lauro de Freitas. Todos sabem, no entanto, e nisto concordo com o governador Jaques Wagner (PT), que, para serem executadas, as diferenças políticas terão que ser colocadas de lado.
自炊時間が取れなくてレトルト食品がずっと続いているなどで…。
Há 6 anos
Um comentário:
Não há cabimento construir uma linha de VLT e um corredor exclusivo para ônibus ao mesmo tempo na Avenida Paralela. Entre os 2 projetos, o da Prefeitura de Salvador beira a mediocridade pois tornará Salvador cada vez mais dependente do SETPS.
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