sábado, 10 de fevereiro de 2007

Sucessões na Bahia: O Pleito em Vitória da Conquista


Fontes das imagens: Site do PT de Vitória da Conquista e site do jornal "O Globo"

Em cima: O deputado federal Guilherme Menezes e o deputado estadual Waldenor Pereira
Embaixo: O atual prefeito José Raimundo Fontes e o ex-deputado federal Coriolano Sales

Vitória da Conquista foge um pouco do raciocínio desenvolvido em relação às duas disputas anteriores por se tratar do reduto petista no estado da Bahia. Conquista já está no terceiro mandato consecutivo do PT. O atual prefeito José Raimundo Fontes pode ter o seu mandato impugnado, caso o Tribunal Regional Eleitoral assim decida. Enquanto não sai o resultado de uma ação impetrada pelo ex-deputado federal Coriolano Sales, José Raimundo continua exercendo o mandato.
O PT, mesmo com este problema referente ao atual mandatário municipal de Conquista, continua tendo uma boa aceitação na cidade, o que deixa em posição privilegiada os dois mais prováveis candidatos pelo Partido dos Trabalhadores. Um deles é o ex-prefeito e atual deputado federal reeleito Guilherme Menezes e o outro é o deputado estadual reeleito Waldenor Pereira. Guilherme teve 87 mil votos para a Câmara Federal e Waldenor foi o mais votado do seu partido para a Assembléia Legislativa com 61 mil votos nas eleições do ano passado.
Os problemas com a Justiça não são exclusividade do PT. O candidato derrotado do Partido da Frente Liberal, PFL, nas últimas eleições do município, Coriolano Sales, renunciou ao mandato na Câmara Federal para escapar da investigação do escândalo das sanguessugas e nem tentou a reeleição do mandato parlamentar. O PFL deve partir para a disputa com outro nome.

Nenhum comentário: