sábado, 23 de maio de 2009

Vox Populi: Lulistas têm o que comemorar


A se confirmarem os números da pesquisa Vox Populi, contratada e divulgada pelo PT ontem, os lulistas têm muito o que comemorar. Não só a ministra Dilma Roussef (Casa Civil), que ultrapassou os 20 pontos, pode dar um chega pra lá nos seus concorrentes na base aliada, mas também o deputado Ciro Gomes (PSB/CE) pode levar a pesquisa debaixo do braço pra conversar com o presidente Lula.

É fato que a ministra cresceu tirando votos da ex-senadora Heloísa Helena (PSOL) e do deputado socialista, mas também pode-se depreender da pesquisa que o desempenho mais fraco do governador de São Paulo, José Serra (PSDB) - 36%, é quando ele enfrenta Ciro (17%) e Dilma (19%) e não apenas a petista. Este dado pode reforçar o argumento que Ciro tem utilizado, de que a base deveria apresentar duas candidaturas governistas no primeiro turno em 2010 e se unirem contra Serra em um eventual segundo turno.
Claro que as próximas pesquisas serão fundamentais nesta direção.

Quanto a Serra, tudo continua para ele como antes. O governador prossegue liderando com quase 20 pontos sobre o segundo colocado, o que hoje demonstra mais uma vez o seu favoritismo para a disputa presidencial do próximo ano. No entanto, o tucano não pode achar que o jogo está ganho, porque nem de perto isto é verdade.
A pesquisa Vox Populi de ontem trouxe números que mostram a força que terão os candidatos (ou a candidata) apoiados pelo presidente na próxima disputa. O governo Lula tem uma avaliação de ótimo/bom e regular positivo de 87%. Além disto, 34% dos 2.000 entrevistados disseram que votariam em um candidato do PT e 64% votariam ou podem votar no candidato apoiado por Lula.

E mesmo não sendo da base, os candidatos oposicionistas deverão observar um dado que explica a popularidade do presidente: para 73% dos entrevistados, o próximo presidente deve continuar com todas ou com a maioria das atuais políticas do governo petista. Ter um discurso contrário a Lula vai ser um método arriscado. É capaz de vermos a mesma coisa que aconteceu nas eleições municipais deste ano, quando sendo da base ou não, todo os candidatos falaram bem do presidente.

Apesar de liderar todas as pesquisas, todo mundo sabe que esta, muito provavelmente, será a última chance de José Serra chegar ao Planalto, haja visto que já disputou uma eleição presidencial em 2002, não vai mais ser governador de São Paulo e vai ter que conter Aécio Neves dentro do PSDB. Por falar em Aécio, ele e Serra podem reeditar a política café-com-leite nas próximas eleições, com Aécio como vice, mesmo com ambos negando esta informação divulgada pelo jornalista Kennedy Alencar da Folha de S. Paulo.

Quem quiser ver a pesquisa Vox Populi completa é só clicar aqui.
Foto: O Globo

Nenhum comentário: