terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Jonas Paulo afirma que PT “mostrou generosidade” ao apoiar aliados na Câmara e na Assembléia

Confiram neste post a entrevista que eu fiz na manhã de hoje com o presidente do PT da Bahia, Jonas Paulo, que foi publicada originariamente no site Política Livre, onde estagio. Ele falou sobre as eleições nos legislativos de Salvador, estadual e federal e a relação entre PT e PMDB.

Por Thiago Ferreira

O presidente do PT da Bahia, Jonas Paulo, afirmou, em entrevista ao Política Livre, que o PT faz uma avaliação positiva das disputas ocorridas nos Legislativos esta semana. Segundo o petista, o partido demonstrou “generosidade” ao apoiar outros projetos, como o do deputado Michel Temer (PMDB) na Câmara Federal e o do deputado Marcelo Nilo (PSDB) na Assembléia Legislativa.

“Quem lidera tem que ter generosidade. Ruiu aquela tese de que o PT só quer receber apoio. Também ruiu aquela idéia de que o PT nacional é diferente do PT da Bahia, porque buscamos o entendimento com o PMDB tanto na Câmara Federal quanto na Assembléia”. Contudo, o petista disse que não foi possível a aliança com o PMDB na Assembléia, o que ocasionou o bate-chapa pela primeira-secretaria, em que o peemedebista Leur Jr. foi derrotado pelo pedetista Roberto Carlos.

O dirigente petista discorda da avaliação de que a base confiável do governo se resuma a apenas 28 deputados, número de votos alcançado pela petista Fátima Nunes na disputa pela segunda vice-presidência. Segundo ele, as derrotas sofridas pelo governo se deveram aos perfis dos candidatos e não à articulação do governo, que se empenhou, ainda de acordo com o petista, na conquista dos dois principais cargos em disputa na Assembléia: a presidência e a primeira-secretaria.

Sobre a disputa na Câmara Municipal, Jonas disse que o PT “agiu com responsabilidade” ao apoiar a eleição do vereador Alan Sanches (PMDB) na disputa pela presidência da Casa. O petista encerrou reafirmando a importância da aliança do PT com o PMDB. “Entendemos que para 2010, o PMDB é uma aliança importante”, declarou.

Nenhum comentário: